Presidente da ALPB não participará de conferência e fará check-up em SP

A XIV Conferência Nacional dos Legisladores Estaduais que acontece a partir desta quarta-feira, 26, até a próxima quinta-feira, 28, terá a participação de uma comitiva de deputados paraibanos. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo, viajou a São Paulo (SP), onde se submete a uma bateria de exames médicos de rotina (checkup) e não seguiu para Belo Horizonte (MG). A ALPB está representada oficialmente pelo deputado João Henrique (DEM), 1º vice-presidente da Mesa Diretora, e por mais cinco parlamentares. 

Além de  João Henrique, a delegação da Casa de Epitácio Pessoa, no evento, será representada pelos deputados João Gonçalves (PSDB), João Henriques (DEM), Guilherme Almeida (PSC), Ranieri Paulino (PMDB), Ivaldo Morais (PMDB) e Iraê Lucena (PMDB). Parlamentares de todo o país vão debater questões como Desenvolvimento Urbano e Eleição 2010. Os pré-candidatos à Presidência da República – José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) – já confirmaram presença na Conferência da Unale. "É importante a presença dos parlamentares paraibanos para que possam, desde já, apresentar propostas que contribuam com um Estado federativo com presença mais participativa dos Legislativos. Com certeza, os deputados paraibanos darão uma contribuição decisiva nessa conferência", comentou o presidente Ricardo Marcelo, de São Paulo, por telefone.

Uma delegação de parlamentares russos participarão da XIV Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais. Eles darão uma entrevista coletiva na quinta-feira (27), às 16h30, no 4º andar do Alta Vila, em Nova Lima (MG), para falar sobre a importância da aproximação do parlamento russo com os parlamentos estaduais brasileiros.

A comitiva russa é formada pelo 1º Vice-presidente do Senado, Alexander Torshin; pela deputada de Moscow Vera Stapanenko, pelo deputado regional da República Russa de Buryatia, Vladimir Buldaev; pelo conselheiro superior político Igor Matveev e pelo assessor Andrey Tulaev.

O presidente da Unale, deputado Clóvis Ferraz (BA), chefiou a missão diplomática em março para a Rússia quando foi assinado um Convênio de Cooperação Legislativa entre a Unale e o Senado Russo com o objetivo de fortalecer as relações internacionais entre as regiões da Federação Russa e os estados brasileiros. Ferraz destaca a importância que essa parceria tem para os parlamentos, brasileiro e russo, em função de os países pertencerem ao BRIC (países emergentes – Brasil, Rússia, Índia e China) e desenvolverem parcerias comerciais importantes nos últimos anos.

Na época, o então presidente da ALPB, Arthur Cunha Lima, representou os Legislativos estaduais da região Nordeste na viagem à Rússia. “O legislativo estadual brasileiro e o Senado da Rússia estão dando exemplo ao mundo buscando iniciativas de cooperação para o desenvolvimento igualitário de suas nações”, acredita o presidente da Unale. “Esse intercâmbio entre os dois parlamentos é  uma importante ferramenta para alavancar iniciativas que possam trazer progresso e troca de conhecimentos entre nossos países; e juntos possam converter seu crescente poder econômico em uma maior influência geopolítica”, acrescentou Ferraz.

Ao final da XVI Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, as posições defendidas pelos deputados estaduais constarão na “Carta de Belo Horizonte” que será encaminhada para todos os candidatos à Presidência da República e aos governos de Estado como sugestões que poderão ser adotadas nos planos de governo. O evento é organizado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

TAGS

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.