Presidente da AL-PB cobra do STF decisão sobre suplentes

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Presidentes de Assembleias Legislativas de todo o país decidiram, por maioria, apoiar a reforma política que está em andamento no Congresso Nacional. As primeiras mudanças anunciadas pela Comissão da Reforma Política receberam o apoio do Colegiado de Presidentes dos Legislativos Estaduais, reunido nesta sexta-feira (18.03), em Florianópolis (SC). O presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), participa do encontro.

A Assembleia Legislativa da Paraíba subscreveu documento do Colegiado de Presidentes dos Legislativos que solicita do Supremo Tribunal Federal um julgamento terminativo sobre o direito dos suplentes assumirem. Cinco ministros do TSE já concederam liminares a suplentes, que reivindicaram suas posses alegando que o mandato é do partido. Nesta quinta-feira (17), porém, o presidente do TSE, ministro Ricardo Levandowisk, negou liminar a um suplente por entender que quem tem direito ao mandato é a coligação.

O presidente da ALPB destacou no Colegiado que já deu posse a suplente pela coligação. Recentemente, o deputado Manoel Ludgério (PDT) se afastou do mandato para assumir uma Secretaria de Estado e o vereador pessoense Hervázio Bezerra (PSDB) assumiu em sua vaga pela coligação. “Essa liminar do ministro Levandowisk reforça a convicção de que a matéria ainda é muito polêmica e está longe de ser resolvida. Por isso, o Legislativo paraibano entendeu que a posse deve ser priorizada à coligação”, disse Ricardo Marcelo.

O Colegiado de Presidentes dos Legislativos Estaduais empossou seu novo presidente, que é o deputado estadual Dinis Pinheiro, que é o presidente da Assembleia de Minas Gerais. Antes da posse, Dinis conversou com Ricardo Marcelo e assegurou que o Colegiado vai cobrar do STF uma posição sobre a questão dos suplentes. Ele também adiantou a Marcelo que o seu mandato terá como prioridade o fortalecimento das prerrogativas das Assembleias Legislativas e da Câmara Distrital, que fica em Brasília (DF).

Ricardo Marcelo lembrou ao presidente do Colegiado que a ALPB já subscreveu, desde o ano passado, documento que legitima essa entidade a encaminhar ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplie as prerrogativas de legislar dos deputados estaduais. Eles querem legislar, por exemplo, sobre trânsito, tributação, criação e desmembramento de novos municípios.

Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Ricardo Marcelo foi recebido pelo presidente em exercício, Moacir Sopelsa (PMDB).
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Publicado edital do concurso da UFPB com 116 vagas e salários de mais de R$ 4,5 mil

Fraternidade Sem Fronteiras realiza encontro em João Pessoa com grandes nomes e programação cultural

Hospital Santa Isabel realiza mutirão de consultas urológicas e exames e atenderá 250 pacientes

Anteriores

Fachada_TJPB_7

TJPB abre inscrições para acesso ao cargo de desembargadora pelo critério de merecimento

Bets no Brasil, Agência Brasil

PGR aciona STF e pede suspensão de leis que autorizam atuação das bets no país

Maternidade

Operação simultânea do TCE fiscaliza 20 maternidades públicas em 18 cidades na Paraíba

Polícia Civil sirene 2

Homens invadem loja em Campina, fazem grávida refém e são pegos por moradores

Snapinsta.app_466363290_3805854389668814_2916671703936871035_n_1080

Carro pega fogo depois de colisão no Congo; três passageiros ficaram feridos

civil

Criança de seis anos morre depois de pular de balsa em Mataraca

marcosmelo

Corregedoria abre procedimento para afastar temporariamente defensor de Guarabira

Cícero nas obras do hospital veterinário de JP

Cícero Lucena reformula composição de secretariado

Cagepa PB

Mais de 18 mil clientes já negociaram débitos na campanha da Cagepa

fachada-mppb-site

Projeto do MPPB que combate corrupção no serviço público já foi executado em 56 municípios