Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeitura vai oferecer 20 vagas para procurador do Município

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa vai realizar um concurso público para o preenchimento de 20 vagas de procurador. A informação foi dada ao Parlamentopb pelo procurador geral, Geilson Salomão. Segundo ele, poderão se inscrever bachareis em Direito com pelo menos três anos de exercício na atividade jurídica e em dia com o alistamento militar e que preencham as formalidades de praxe em concursos afins. O salário oferecido para o cargo deve ser de aproximadamente R$ 5.000,00. Além disso, o procurador terá direito a receber os honorários de sucumbência.

Os advogados interessados deverão se dedicar ao estudo de matérias relacionadas à defesa do interesse público municipal, como tributos, meio ambiente, patrimônio público, contratos e permissões, etc.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, assinou na última sexta-feira, 15, duas leis que repercutirão diretamente na qualidade e eficácia do serviço prestado pela Procuradoria-Geral do Município (Progem): a Lei Orgânica e a lei que cria o Fundo de Honorários dos advogados desse órgão. A assinatura aconteceu no gabinete do Prefeito, no Paço Municipal, às 11h, e contou com a presença de autoridades municipais e diversos advogados da Capital.

Na ocasião, o prefeito fez uma breve explanação das ações da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), fundamentada em três eixos: obras, luta contra a desigualdade social e modernização administrativa. No último eixo, ele encaixou a assinatura dessas duas leis, que são, para ele, a resposta esperada há anos pelos advogados que trabalham na administração pública municipal. “Como a cidade cresceu e se desenvolveu, com ela aumentaram também as suas demandas jurídicas. A atual estrutura exigia esse salto”, disse ele.

Segundo o prefeito, a Progem continuará honrando o seu objetivo principal, que é defender o povo de João Pessoa – com a diferença que agora terá uma nova estrutura de competência e carreira. A Lei Orgânica cria 20 vagas de procuradores municipais, um Conselho Geral de Procuradores, uma Corregedoria, um Centro de Estudos da Progem e institui no órgão cinco áreas temáticas, que são: Procuradoria Fiscal, do Patrimônio, Administrativa, Consultiva e Contenciosa.

“Teremos procuradores com cargo efetivo, possuindo uma carreira jurídica consolidada. Isso vai valorizar ainda mais a advocacia pública do município, fazendo com que os interesses jurídicos da prefeitura de João Pessoa sejam cada vez mais preservados, além de trazer mais eficiência, economia e modernidade para a Progem”, disse.

O Fundo de Honorários da Progem, também criado por meio de lei, fortalecerá e dará respaldo à procuradoria, por meio da oferta de cursos, criação de um informativo próprio, aquisição de livros etc. Será constituído com recursos provenientes de honorários de sucumbência, ou seja, pagos pela parte derrotada em demandas na Justiça. “O prefeito Luciano Agra criou hoje uma estrutura forte para o futuro da Capital. Os gestores passam, mas o município continua. Por isso a necessidade de um trabalho estável e eficiente”, acrescentou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio