Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeitura vai rastrear mulheres e Santa Isabel será referência em Mastologia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, apresentou, na manhã desta sexta-feira (5), o novo Plano de Rastreamento Mamográfico da Capital. O planejamento consiste na busca ativa de mulheres na faixa etária de referência no combate ao câncer de mama, organizando o atendimento de acordo com o mês de aniversário, de forma a evitar filas, longas esperas e aglomerações. O ato, que também marca o Dia Nacional da Mamografia, aconteceu no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) que, em breve, será um centro de referência em mastologia na Capital.

“Esse programa tem o simbolismo maior de fazer a prevenção para cuidar das mulheres, permitir que a doença seja diagnosticada no princípio e, a partir disso, oferecer o melhor tratamento. Ao cuidar da mulher estamos cuidando de uma família. Tenho certeza que contarei com o esforço, dedicação, carinho e amor de todos os que fazem este serviço para que possamos transformar João Pessoa em uma cidade em que todos os meses serão rosa”, declarou o prefeito. Durante a visita ao Hospital Santa Isabel, o gestor distribuiu rosas às mulheres presentes na solenidade.

A partir do novo plano, as mulheres residentes em João Pessoa com idade entre 40 e 70 anos serão convidadas a realizarem seus exames de mamografia de rastreamento contra o câncer de mama no mês de seu aniversário. Assim, deverá evitar a formação de filas e aglomeração na realização desses exames nos meses que normalmente são relacionados aos cuidados com a saúde da população feminina, como março, maio e, especialmente, outubro devido à campanha Outubro Rosa.

O vice-prefeito Leo Bezerra destacou que esteve no Hospital enquanto vereador e pode acompanhar até mesmo o sucateamento de alguns equipamentos. “Por isso, vir aqui realizar um compromisso de campanha é motivo de alegria. Pretendemos também reformar este hospital e voltar a funcionar para o seu fim, que é atender bem, fazer cirurgias e, agora, também ofertar este serviço à mulher”, afirmou.

Para garantir o atendimento, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está realizando um levantamento de endereços e contatos telefônicos das mulheres residentes no município. O plano será colocado em prática assim que o levantamento for concluído e o órgão tiver a disponibilidade de dados.

“O rastreamento é fundamental para a redução da mortalidade por câncer de mama, pois possibilita o tratamento precoce e menos invasivo para a mulher. Além disso, é primordial que a usuária da rede pública tenha acesso a uma mamografia de qualidade”, afirmou o secretário Municipal da Saúde, Fábio Rocha.

Nova coordenadoria – O prefeito Cícero Lucena ainda inaugurou a nova sala da coordenação de Saúde da Mulher da SMS. De acordo com a coordenadora, Joana Barros, o ato é um marco que simboliza um novo olhar para a saúde da mulher. “Ele começa pela preocupação com a mastologia e vai se ampliar para outras áreas, focando todos os aspectos da saúde feminina”, explicou.

Ainda estiveram presentes no evento os vereadores Odon Bezerra e Emano Santos, e os secretários municipais da Comunicação, Marcos Vinicius, e de Políticas Públicas para Mulheres, Nena Martins.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco