Prefeitura realizou 46 mil exames contra câncer de mama em 2013

Um total de 46 mil exames de mamografia e citológico foram realizados em 2013 em combate ao câncer de mama pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Os dados foram divulgados pela área temática da saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apontando o Outubro Rosa como uma das ações responsáveis pelo aumento de procedimentos.
 
A coordenadora da área temática da saúde da mulher da SMS, Tânea Lucena, assinalou que o principal avanço foi a sensibilização da população em relação à necessidade de realizar exames. “Durante o ano de 2013 inteiro foram promovidas ações que incentivassem a mulher a se cuidar, mas foi com o Outubro Rosa que tivemos a maior procura por exames”, disse.
 
Em João Pessoa, a SMS fornece, aproximadamente, cinco mil exames de mamografia por mês, o que equivale a 60 mil ao ano. Foram 10.430 mamografias solicitadas durante o outubro Rosa. Todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) da rede municipal de João Pessoa estiveram abertas aos sábados durante o mês de outubro.
 
“Queríamos que, em 2013, conseguíssemos ampliar o número de mamografias. Em 2012 nós só tínhamos um teto de 2 mil. Passamos para 5 mil em 2013”, destacou Tânea, ressaltando que a iniciativa fez parte do Outubro Rosa, evento promovido pela PMJP com o objetivo de mostrar às mulheres e à sociedade a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
 
Exames – Durante o outubro Rosa foram realizadas 5.138 mamografias bilaterais, 98 mamografias unilaterais e 5.368 exames citológicos realizados. Além destes procedimentos, outros 2.400 exames de mamografia foram realizados em novembro como uma demanda do Outubro Rosa. A SMS oferta diariamente, por intermédio das unidades de saúde, coleta para o exame citológico, que hoje tem seis laboratórios contratados para realizarem o exame no máximo em 30 dias. O município também contrata seis clínicas para realizar exames de mamografia.
 
Novembro Azul – A SMS também investiu no combate ao câncer de próstata. Durante o Novembro Azul, a SMS promoveu um total de 4.582 procedimentos preventivos contra o câncer de próstata. Para o Novembro Azul foram fornecidos à população cinco mil testes de PSA e mil consultas em urologia.
 
Além da abertura das Unidades de Saúde no Dia “D”, durante um sábado do mês de novembro, outras medidas como a conscientização dos profissionais da rede para a importância do exame e a possibilidade de enfermeiros solicitarem o procedimento, também serviram como forma de ampliar os exames realizados.
 
No Novembro Azul foram realizadas 890 consultas em cirurgia de urologia no Hospital Santa Isabel e outras 952 em toda a rede, além de 2.740 exames de PSA (Dosagem de Antígeno Prostático Específico) e 25 cirurgias de próstata.
 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.