Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeitura Municipal inaugura Praça da Amizade

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um espaço para lazer, esporte, cultura e convivência. É baseada nesses quatro propósitos que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) inaugura no próximo domingo (17), as 17h,  a Praça da ‘Amizade’, no bairro do Rangel. O novo espaço público tem uma área total de 5.363 m² e fica localizado na esquina da avenida 2 de fevereiro com a rua Mourão Rangel, bem ao lado da igreja católica, que inclusive doou o terreno para a construção da praça.

O investimento realizado na obra foi de R$ 692.395,00 em recursos próprios. Os moradores vão desfrutar de toda infraestrutura composta de quadra de areia e poliesportiva, pista de skate, playgraund, mesas para jogos, área de ginástica e pista para caminhadas, além de um anfiteatro que homenageia a artista popular Vó Mera, que é coquista e cirandeira. O projeto inclui ainda rampas de acesso para deficientes físicos e idosos, como também paisagismo.

De acordo com dados da Secretaria de Infraestrutura  (Seinfra), esta é a quarta praça construída e entregue só este ano pela Prefeitura. Os bairros já contemplados foram Ipês (Praça Neuza Agra), Altiplano (Praça José Targino) e Gervásio Maia (Praça da Esperança).

Nome

O nome da praça do Rangel foi escolhido pela população de João Pessoa através de uma enquete popular realizada no mês de abril. As pessoas votaram pelo site da prefeitura e também no Centro de Referência da Cidadania (CRC) do próprio bairro. Havia quatro sugestões de nomes: Alegria, Cidadania, Futuro, Amizade ou Fraternidade. Outra praça que teve o nome escolhido pela população foi a Praça Esperança, localizada no Residencial Gervásio Maia.

Homenagem

Vó Mera é natural do município de Alagoinha-PB. Filha de agricultores, começou a trabalhar muito cedo na agricultura. Precisava ajudar a mãe a sustentar a casa e sua inclinação pelas várias manifestações da cultura popular se deu ainda na infância. Ela esperava ansiosa pela chegada das festas juninas para acompanhar com o ganzá na mão e a voz afinada uma tia sua que cantava coco-de-roda e ciranda nos eventos da fazenda onde trabalhavam.

O grupo de ciranda e coco-de-roda ‘Vó Mera e seus Netinhos’, assim batizado por José Emilson Ribeiro, chefe da Divisão de Cultura Popular da Funjope, foi fundado em 2003 pelos componentes Vó Mera (voz principal), Fernando Dylan (pandeiro e bumbo) e Jéferson Pereira (surdo). Posteriormente, Josenaldo Júnior (afoxé) e Clara Regina (ganzá) se integraram ao grupo. Antes da composição atual, Vó Mera era acompanhada apenas pelo pandeiro de seu neto Fernando Dylan.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa