Prefeitura inicia segunda semana de aleitamento materno

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com os hospitais Amigos da Criança, Isea (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida), Clipsi e FAP, realizam a partir dessa segunda-feira, 3, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). A programação, que se estende até o dia 7, será aberta oficialmente às 9h, no Teatro Rosil Cavalcante, com as presenças de autoridades municipais, profissionais da área de saúde, doadoras de leite humano, gestantes e lactentes.

Na abertura da campanha, que este ano tem como tema “Amamentação em todos os momentos. Mais saúde, carinho e proteção”, o tema “Manejo + Incentivo ao Aleitamento Materno” será apresentado pela médica pediatra Josélia Moura e também será oferecido um mini curso às gestantes. A campanha é realizada mundialmente e tem o objetivo de reforçar a importância do aleitamento materno, gesto que ajuda a reduzir a desnutrição e a mortalidade infantil.

Na terça-feira, 4, a partir das 8h, a programação prevê a realização, no Serviço Municipal de Saúde, do Seminário de Incentivo à Amamentação, que terá como público-alvo os enfermeiros das unidades de saúde do município. Às 10h, em frente ao Hospital da Clipsi, será realizado um Pit Stop com a distribuição de panfletos, participação do Peito Vitaminado e da boneca Clarita, chamando a atenção da população para que doe vidros para o armazenamento de leite humano.

No dia 5, quarta-feira, de acordo com a coordenadora municipal do Programa da Infância e Adolescência, Graça Carvalho, na FAP, a partir das 9h, será realizada uma homenagem às mães doadoras de leite humano, com a distribuição de brindes, lanches e a realização de palestras. Ao meio-dia, na frente da Clipsi, será realizado o Point da Amamentação, com a mesma programação do Pit Stop, acrescida pela realização de testes de glicemia capilar e apresentação de vídeos sobre amamentação.

No dia 6, quinta-feira, a partir das 8h, o Seminário de Incentivo à Amamentação será encerrado e à tarde, a partir das 14h, a equipe do Banco de Leite Humano do Isea visitará, acompanhada por grupos de fantoches, escolas da rede municipal de ensino para divulgar o trabalho realizado, além de lançar o Projeto Amamentação com Arte e sensibilizar as crianças e adolescentes para que colaborem com a arrecadação de vidros para armazenamento do leite humano.

A programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno será encerrada na sexta-feira, 7, a partir das 9h30, no auditório da Clipsi. Pela manhã e à tarde, no Shopping Boulevard, equipes estarão em um estande para distribuir material informativo com a população, ressaltando a importância da amamentação.

ISEA – O Isea, que possui o Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, o único da cidade, e o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pela Unicef, por priorizar o incentivo à amamentação, além de se integrar à programação realizada pela Coordenação de Infância e Adolescência também realizará uma programação interna. No dia 4, no auditório da própria maternidade, será oferecido um mini curso às gestantes, com uma palestra sobre aleitamento materno às mães e grávidas, além da distribuição de brindes.

No dia 5, a equipe do Banco de Leite se reunirá com integrantes da Pastoral da Criança para apresentar o processo de recrutamento, sensibilização, coleta, pasteurização e distribuição do leite humano na instituição.
 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.