Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeitura inicia construção de túnel sob as avenidas Padre Meira e Guedes Pereira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O túnel que vai levar da Lagoa do Parque Solon de Lucena para o Rio Sanhauá o excedente de águas nos dias de chuva, começa a ser construído na próxima segunda-feira (18) pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Os preparativos para o trabalho começaram nesta sexta-feira (15) com a interdição do trânsito no trecho da avenida Padre Meira que dá acesso ao Anel Interno da Lagoa. A previsão é a de que o trabalho seja concluído em abril do próximo ano.

A construção do túnel faz parte do projeto de requalificação da Lagoa, o primeiro desde a sua inauguração, nas primeiras décadas do século passado. A obra foi colocada entre as prioritárias pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. O trabalho de dragagem, a construção do muro de contenção na parte interna da Lagoa, o anel sanitário e o túnel, previstos no projeto, vão custar cerca de R$ 20 milhões, provenientes de recursos municipais e federais.
 
O primeiro passo da obra, na próxima segunda, será a escavação de um poço de visitana vertical, na avenida Padre Meira, no acesso ao Anel Interno da Lagoa. A estrutura vai dar acesso para que os equipamentos e os técnicos deem início às escavações do túnel na horizontal, ao longo da avenida e prosseguindo pela Guedes Pereira, até as imediações da Praça Pedro Américo, também no Centro.
 
O túnel escavado terá diâmetro de dois metros, o suficiente para que homens e máquinas possam transitar. As escavações, segundo o secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Cássio Andrade, serão feitas com o uso de tecnologia não destrutiva. Ou seja, sem qualquer intervenção nas ruas sobre o túnel. Vale ressaltar que também não será preciso interditar o trânsito em outros pontos das duas avenidas.
 
O secretário explicou ainda que ao passo que a escavação for ocorrendo, haverá a montagem da estrutura metálica que vai formar a tubulação. “O interior do túnel, durante a escavação, terá iluminação e ventilação artificial. A estrutura terá cerca de 500 metros de extensão e a tecnologia será empregada em João Pessoa pela primeira vez”, afirmou Cássio Andrade.
 
Nas proximidades da Praça Pedro Américo, o túnel será interligado à estrutura já existente, que levará o excedente da água em direção ao Rio Sanhauá. Haverá um sistema de comportas para garantir o controle da quantidade de água que deverá ser liberada e, com isso, evitar alagamento em dias de chuvas.
 
Muro de contenção – Além da construção do túnel para o escoamento do excedente de águas, a Prefeitura de João Pessoa dará início, em 1° de setembro, à construção do muro de contenção interna da Lagoa. A estrutura, com 1,1 mil metros de extensão, vai substituir as paredes existentes atualmente. Esta etapa antecede a construção do anel sanitário, que vai evitar o despejo clandestino de esgotos na Lagoa.
 
Reforma – O Parque Solon de Lucena (Lagoa) está passando pela primeira grande revitalização em quase 100 anos. O último projeto desse porte elaborado para o local foi em 1924, feito pelo engenheiro Saturnino de Brito, que só foi executado na década de 30. O projeto prevê, entre outras intervenções, a construção de um píer às margens da lagoa, um mirante para exercício físico e contemplação da natureza, área para apresentações artísticas, teatro de arena e área infantil. O investimento total previsto é de R$ 40 milhões.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Aimee Garcia, atriz de Dexter

Aimee Garcia, de ‘Lúcifer’ e ‘Dexter’, é confirmada para a edição 2024 do Imagineland

terezinhaemonica (1)

Eleições na UFPB acontecem nesta quinta; 46 mil estão aptos para votar

PM, viatura passando

Criminosos sequestram motorista de aplicativo, trocam tiros com a PM e dois são baleados

Dinheiro 21

INSS começa a pagar nesta quarta-feira décimo terceiro antecipado

PMJP e Hospital Padre Zé

Prefeitura de João Pessoa assina contrato com Hospital Padre Zé e amplia assistência

WhatsApp-Image-2020-07-28-at-14.52.06-1

Ministério Publico arquiva denúncia de crime ambiental contra Engenho Triunfo

pbesportetotal

Entidades do esporte de alto rendimento assinam contratos do Paraíba Esporte Total

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses