Prefeitura inaugura novas Cozinhas Comunitárias nesta terça-feira

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) inaugura nesta terça-feira, 22, dois novos equipamentos de segurança alimentar e de geração de renda e emprego. São Cozinhas Comunitárias que passam a funcionar nas comunidades do Taipa e Gervásio Maia. A expectativa é que aproximadamente 200 refeições sejam distribuídas diariamente. A implantação das Cozinhas Comunitárias na Capital faz parte das ações desenvolvidas pela Coordenação de Segurança Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
 
Como equipamento público de alimentação e nutrição, as cozinhas têm como público-alvo pessoas em situação de insegurança alimentar, ou seja, aquelas com baixa renda e em situação de risco social. As refeições serão distribuídas gratuitamente cinco dias na semana, garantindo uma alimentação adequada às comunidades atendidas. As Cozinhas Comunitárias integram o Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan), que tem como meta a erradicação da pobreza.
 
A construção e modernização das instalações prediais e aquisição de novos utensílios e equipamentos das unidades é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), mas cabe à Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Sedes, a estruturação da equipe técnica específica.
 
De acordo com a secretária da Sedes, Marinalva Conserva, a manutenção dos serviços das Cozinhas Comunitárias será feito por cozinheiros e auxiliares capacitados e treinados através de parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e que foram selecionados dentro das próprias comunidades, gerando assim emprego e renda para quem vive nessas localidades. Além disso, o trabalho de distribuição das refeições será acompanhado por uma equipe de nutricionistas.
 
As Cozinhas Comunitárias das Comunidades do Taipa e Gervásio Maia vão funcionar, respectivamente, na Rua João Lourenço, S/N – por trás do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – e na Rua Projetada S/N,  Lote 201, Quadra 142, na rua do Terminal de Integração do Colinas do Sul.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.