Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeitura inaugura Largo da Gameleira nesta sexta-feira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O mais novo espaço destinado ao passeio público e a contemplação do mar, o Largo da Gameleira, em Tambaú, será inaugurado nesta sexta-feira (26), às 17h, pelo prefeito da cidade de João Pessoa, Luciano Agra. A restauração faz parte do Projeto de Reurbanização da Orla Marítima de João Pessoa, empreendido pelo Governo Municipal. No centro da praça, a obra de arte Saudação ao Sol, composta por um conjunto arquitetônico de seis peças, do artista paraibano Ericson Britto, vai compor o cenário. O investimento foi na ordem de R$ 1,4 milhão.

Marcelo Lima esteve em João Pessoa pela última vez há pouco mais de dois anos e ficou surpreso com as mudanças no local. “Está tudo diferente, mudou muito e para melhor”, afirmou. Onde antes havia as barracas do Mercado de Peixe e alguns bares, tem agora um largo para a melhor circulação dos pedestres e visualização do mar. O piso é de tijolos intertravados nas cores cinza, preto e vermelho. As mudanças no local seguem rumo ao calçadão de Manaíra, onde também ocorreu a retirada de barracas e está em execução a mudança de piso em toda a extensão.

A Praça da Gameleira, o Mercado do Peixe e o calçadão da Praia de Manaíra são ações que compõem o projeto de reurbanização da orla de João Pessoa, executadas pela Prefeitura Municipal (PMJP), por meio das Secretarias de Planejamento (Seplan), Infraestrutura (Seinfra) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). A proposta de resgatar as áreas pouco valorizadas foi iniciada em 2005 com a implantação do novo piso para o calçadão na orla de Tambaú e Cabo Branco, a restauração da iluminação ornamental e, posteriormente, a construção de ciclovias, bem como o projeto de reurbanização da praia do Bessa, que contou com a pavimentação de ruas, calçadão, estacionamento e iluminação ornamental.

“O novo espaço de Tambaú foi bem recebido pela população porque trouxe melhores condições de comercialização do peixe, de higiene e trabalho para os pescadores, além de ser um local bonito e agradável”, afirmou o secretário de Infraestrutura, João Azevedo.

Saudação ao Sol – A obra do artista plástico Ericson Britto é feita de chapa de ferro e composta por seis totens. Segundo Lu Maia, membro da Comissão de Licitação para o Concurso de Seleção das Obras de Artes de João Pessoa, alguns totens serão voltados para a cidade e outros para o mar representando uma saudação ao sol. A peça foi escolhida por uma comissão com representação da Secretaria de Planejamento, Funjope, Instituto dos Arquitetos do Brasil/PB e dois representantes da sociedade civil ligados às artes visuais. Ao todo foram seis peças selecionadas, quatro delas já foram instaladas: Cavaleiro Alado (giradouro da UFPB), Nossa Senhora das Neves (girador de Mangabeira), Revoar (Bessa) e Sinergia (Estação Cabo Branco).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos