Prefeitura ganha prêmio pelas boas práticas na gestão do Bolsa Família

O município de João Pessoa foi vencedor do prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social pelas boas práticas na gestão do Bolsa Família. A premiação, que aconteceu em Brasília durante a 9ª Conferência Nacional de Assistência Social, também contemplou as cidades Farias Brito (CE) e São Paulo (SP). O evento foi realizado até esta quinta-feira (19).
 
A Prefeitura Municipal de João Pessoa venceu a categoria Gestão de condicionalidades e acompanhamento familiar intersetorial, que abrange a assistência social, saúde e educação. Um total de 160 práticas de todo o Brasil foram avaliadas. A edição especial do prêmio homenageou os 10 anos do programa de transferência de renda.
 
Edgar Tito, responsável pela área de saúde na educação da Secretaria Municipal de Saúde, destacou que as ações desenvolvidas pelo município, como a elaboração de estratégias desenvolvidas com a prática de Sensibilidade Social e Segurança Alimentar como ferramenta para o Direito Humano à Alimentação Adequada, possibilitam a ação integrada entre saúde, educação e assistência social.
 
“As ações conjuntas, como a busca ativa das famílias, aquisição de equipamentos e contratação de pessoal, além da descentralização da inclusão de dados no sistema de informações do Bolsa Família, nos permitem obter resultados efetivos no projeto”, explica Edgar.
 
Edgar ressalta que os frutos desta iniciativa se refletem em números concretos. Conforme o coordenador, a ação vem sendo realizada desde 2009. A cobertura de acompanhamento da saúde das famílias beneficiárias do Bolsa Família passou de 23,65% (7.626 famílias), em 2008, para 80% (40 mil famílias) em 2013. “Temos nos esforçado para descentralizar a execução do programa, sensibilizar os profissionais sobre a natureza do Bolsa Família e melhorar a consciência da necessidade de segurança alimentar e nutricional, relacionadas às condicionalidades de saúde”, afirma.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.