A comunidade do Novo Horizonte será totalmente arborizada. Para tanto, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Planejamento e da Coordenadoria de Habitação, deu continuidade nesta terça-feira, 26, a mais uma etapa da “Ação de Plantio Orientado”.
O trabalho é desenvolvido por uma equipe de técnicos sociais e visa desenvolver a política de educação ambiental na nova área residencial de Campina Grande, onde foram construídas 58 unidades populares. Esta ação faz parte do conjunto de atividades de urbanização do Novo Horizonte.
De acordo com a técnica social Mohana Gomes, as obras do projeto de urbanização do Novo Horizonte estão em ritmo acelerado e ganharam uma atenção maior, por orientação do prefeito Romero Rodrigues. “A obra física, contudo, caminha ao lado do projeto social, o qual contempla ações como palestras educativas, notadamente na área ambiental, oferecendo à comunidade orientações sobre arborização e uso racional da água”, afirmou.
Sobre o plantio orientado, a técnica social esclareceu que não apenas acontece a distribuição de mudas, mas é oferecida aos moradores ampla orientação sobre ações como gotejamento por meio de uso de garrafas do tipo pet. “Assim, semana passada, plantamos 30 árvores e hoje houve o plantio de mais 30. São, portanto, 60 árvores variadas, como mororó, ipê rosa, ipê de jardim, entre outras”, completou.
Conforme informou a Secretaria de Planejamento do Município, o trabalho social no Novo Horizonte avança em harmonia com a pavimentação de ruas e muitas outras ações de infraestrutura. O trabalho terá uma duração total de 18 meses, devendo tudo ser concretizado em fevereiro de 2014.
Todo o cronograma é desenvolvimento mediante uma política de parcerias adotada pela Prefeitura Municipal de Campina Grande com outros entes administrativos. Assim, por exemplo, as mudas disponíveis para o chamado “plantio orientado” foram obtidas graças a uma parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), responsável pelo “Programa Adote uma Árvore”. As diversas pastas municipais participam deste conjunto de ações, a exemplo de SEMAS e Saúde.
As equipes responsáveis pelas ações mostram-se motivadas por conta da intensa participação da comunidade. “O interesse da comunidade é muito grande e todos participam das palestras e campanhas educativas realizadas no Novo Horizonte. Além disso, todos agem como fiscais dos benefícios implantados”, garantem.