Após denúncia do ParlamentoPB envolvendo a situação de animais na cidade de Sousa, a secretaria de Saúde do município convocou uma reunião para esta segunda-feira (15), com a participação da secretária Amanda Silveira (Saúde), a médica veterinária Suzanna Cavalcante Lins e representantes da ONG dos animais para encontrar uma solução.
A secretária Amanda Silveira disse ao ParlamentoPB que o Canil Municipal de Sousa foi inaugurado em janeiro do ano passado e desde então tem sido referenciado como modelo.
Segundo ela, o canil possui uma estrutura ampla, com equipamentos modernos e há oferta de ração e medicamentos suficientes. O local dispõe de cuidador e vigilante..
Sobre a médica veterinária, disse que “há uma médica veterinária efetiva, que trabalha todos os dias, mas que tem tido sua conduta profissional contestada”.
A secretária destacou que o promotor Hamilton visitou as instalações do Canil no último dia, quando “pode constatar que o serviço funciona em perfeitas condições”.
Conforme a matéria publicada hoje pelo ParlamentoPB, o Núcleo de Justiça Animal da Universidade Federal da Paraíba vai encaminhar ao meio-dia desta segunda-feira, 15, uma denúncia gravíssima contra o Canil Municipal de Sousa ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) da Paraíba e ao Ministério Público da Paraíba. Trata-se da falta de condições mínimas de higiene e dignidade para os cachorros mantidos no prédio. Um vídeo recebido pelo Núcleo mostra que, pela falta de comida, os animais comem outros cães mortos.
O documento relata maus-tratos e crueldade a que são submetidos aproximadamente 80 animais do Canil de Sousa, inclusive com a prática de canibalismo entre eles por falta de alimento e água.