Foi assinado na manhã desta sexta-feira (1º), um termo de convênio que oficializa a parceria entre a prefeitura de Patos e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-Patos), para dar continuidade ao programa de castração de cães e gatos de rua, desta vez com uma participação efetiva do Hospital Veterinário da UFCG.
Nabor Wanderley, prefeito de Patos, enfatizou que a parceria vai oportunizar a ampliação do programa de castração, e ainda dos atendimentos odontológicos, tendo em vista que a UFCG dispõe de uma gama expressiva de serviços e profissionais capacitados.
O secretário de Saúde do município, Leônidas Dias, acompanhou o prefeito Nabor Wanderley durante a assinatura do convênio. Leônidas disse que a parceria proporcionará um controle mais eficaz da população dos animais de rua.
Ainda de acordo com o secretário, o convênio também envolve a realização de testes para diagnóstico da Leishmaniose e outras doenças, bem como o tratamento e procedimentos adequados para cada caso.
Sergio Ricardo de Melo, diretor da UFCG-Patos, considera que esse momento representa a concretização de uma intenção que já perdurava há tempos e que a própria UFCG tinha intenção de formalizar algo dessa natureza, com a finalidade de levar um benefício real para a população.
Neste sentido, Sérgio ressaltou que a UFCG por meio do Hospital Veterinário terá sua função de castrar os animais e a Prefeitura de Patos de favorecer o cuidado pós-operatório dos cães e gatos com o fornecimento de insumos e profissionais do município.