Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeitura de JP inaugura UFS do Rangel nesta quarta

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugura nesta quarta-feira (20), a partir das 8h, a Unidade de Saúde da Família Qualidade de Vida (USF), no bairro do Rangel. O novo prédio, situado na Rua Bom Jesus, nº 583, vai beneficiar cerca de 12 mil pessoas. A solenidade contará com a presença do prefeito Luciano Agra e da secretária de Saúde Roseana Meira.

Ao todo foram gastos R$ 811.037,86 com a estrutura do prédio e aproximadamente R$ 50 mil em equipamentos. A previsão é que 3.600 pessoas sejam beneficiadas com a implantação da USF, que integrará quatro unidades de saúde da família em apenas uma estrutura.

Segundo a gerente de Atenção Básica da SMS, Thaís de Matos, o investimento na construção de unidades próprias, aquisição de equipamentos novos e qualificação e valorização salarial dos profissionais faz parte da estratégia municipal de Valorização da Atenção Primária em João Pessoa.

“Essa proposta fortalece o desenvolvimento do projeto de saúde no município, que tem buscado o fortalecimento da rede de serviços e a reorganização do processo de trabalho para a produção de cuidados de saúde à população”, afirmou.

Thaís de Matos explicou que a Unidade Integrada comporta as quatro equipes de saúde da família que estavam situadas nas USF Rangel (3,4,5 e 6), que foram relocadas. “Estas equipes agora serão introduzidas em um espaço próprio construído para atender às necessidades dos profissionais e da população. Os profissionais que estavam em prédios alugados serão situados em um prédio próprio. Esse é um compromisso de gestão em qualificar e humanizar a atenção à saúde da população através investimento na estrutura física das unidades, dos materiais e insumos ideais”, enfatizou.

Conforto – A gerente de Atenção Básica da SMS ressaltou que uma Unidade Integrada, além dos espaços de consultórios, possui espaço para atividades coletivas, a exemplo de um auditório com capacidade para 50 pessoas, bem como ambientes confortáveis para recepção e atendimento à população. “São quatro gabinetes odontológicos, uma sala de curativos, uma sala de observação com eletrocardiograma, uma sala de coleta de exames, outra de observação, além de locais para realização de curativos e farmácia, bem como quatro consultórios médicos e quatro consultórios de enfermagem”, elencou Thaís Matos.

A Gerência de Atenção Básica assegura que serão inauguradas outras quatro Unidades Integradas até o final do ano e, a partir de maio, será iniciada a construção de outras 21. “O grande desafio é organizar as redes de serviços de saúde para avançar na integralidade, articulando linhas de cuidado, tornando mais resolutiva a atenção básica, desafogando os centros de atenção especializadas e hospitalares, e com isso melhorando o acesso do usuário e a qualidade da atenção prestada”, concluiu Thaís Matos.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Draco hoje

Policial Civil é baleado durante operação para desarticular depósito de armas em Cabedelo

Vitor Hugo, Plenária do Avante

Vitor Hugo e André Coutinho lotam clube em Cabedelo na 1ª plenária do Avante

Academia Paraibana de Letras, APL

Começa hoje na APL projeto que promove difusão e hábito da literatura paraibana

joaopessoajp

João Pessoa recebe troféu de destino mais comercializado em 2023

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira