Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeitura de CG vai discutir preconceito contra soropositivo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Nesta terça-feira, 1º, quando será comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande realizará o “Encontro Viver com Aids é possível, com o preconceito não”, que pretende discutir com a população questões como a discriminação que ainda existe em relação aos portadores do HIV e às pessoas que já desenvolveram a doença. 
 
O encontro será realizado no Teatro Rosil Cavalcante, a partir das 8h, quando acontece uma mesa-redonda com a presença de representantes da área de saúde, Conselho Municipal de Saúde e Igreja Católica, além de um portador do HIV, que discutirão “Acesso universal e direitos humanos”. A mediação será feita pela coordenadora municipal de DST/Aids, Olenice Ernesto. A programação da manhã será encerrada com a apresentação de um grupo de chorinho.
 
À tarde, a acolhida aos participantes será feita pela coordenadora do SAE (Serviço de Assistência Especializada), Márcia Regina Amaro. Em seguida, será apresentado o espetáculo DST-Aids contra a Super Camisinha, com a participação de usuários do GAV. O cantor Alexandre Tann encerrará a programação artística da tarde.
 
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande, através da Coordenação de DST/Aids, registrou no primeiro semestre deste ano, três casos de Aids – todos do sexo masculino – em pessoas residentes no município. No ano passado, foram 20 casos, sendo 11 em homens e nove em mulheres e ainda de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, entre 1985 e o primeiro semestre deste ano, foram 426 casos e 140 óbitos. Do total de casos de Aids no município de Campina Grande, 70,4% deles são de homens e a faixa etária com maior número de casos é de 20 a 39 anos, com 311 registros. 
  
Serviços – A Secretaria Municipal de Saúde assegura, de acordo com o que preconiza o Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, o direito à saúde das pessoas vivendo e convivendo com HIV/Aids no que se refere à prevenção, diagnóstico e assistência. O CTA, que funciona no Centro de Saúde do Catolé, é um dos serviços disponibilizados pelo município e tem com objetivo ampliar o acesso ao diagnóstico precoce da infecção pelo HIV e ao aconselhamento.
 
Além de realizar o exame de HIV de forma gratuita, voluntária e sigilosa, no CTA são feitos os Aconselhamentos Individual Pré-Teste e Pós-Teste, e Coletivo, onde são promovidos apoio emocional, educativo, avaliação de riscos, atitudes e condutas, orientação sobre o uso correto e distribuição de preservativo entre os usuários.
 
O CTA também encaminha as pessoas HIVpositivas para os serviços de referência, auxiliando os usuários no processo de adesão aos tratamentos retrovirais, auxilia os serviços de pré-natal e maternidades do Projeto Nascer para testagem sorológica de mulheres gestantes, além de absorver a demanda por testes sorológicos nos bancos de sangue. O CTA Itinerante se desloca para levar informações e aconselhamento, independente de coletar ou não o material para a realização de exame.
 
No SAE, os portadores de HIV/Aids recebem o coquetel e os medicamentos para as doenças oportunistas que costumam afetar os soropositivos. No caso dos portadores que ainda não desenvolveram a doença, eles têm o acompanhamento da carga viral e se apresentarem doenças oportunistas, também recebem a medicação.
 
Os pacientes assistidos pelo SAE realizam todos os exames e quando necessitam de consultas com especialistas que o serviço não dispõe, são encaminhados pelo serviço social. Em relação às crianças nascidas de mãe soropositivas para o HIV, elas recebem leite em pó até o sexto mês de vida, já que não podem ser amamentadas. Alguns pacientes com dificuldades de locomoção são atendidos através da ADT (Assistência Domiciliar Terapêutica).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio