Prefeitura de Cabedelo distribui kit enxoval para gestantes do município

A prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), realizou, ontem (19), mais um evento do Programa Mãe Cabedelo, com distribuição de kit de enxoval às mães e gestantes carentes do município. Quarenta mulheres foram contempladas e tiveram a oportunidade, ainda, de assistir palestras sobre cuidados pré-natal e aleitamento materno.  
 
O Programa Mãe Cabedelo é mais uma parceria entre Governo Federal e o Município de Cabedelo, de caráter continuado, cujos recursos são oriundos do Tesouro Municipal. Desde novembro de 2013, na atual gestão municipal, o programa vem sendo redimensionado, focando em prioridades conforme demandas reais das comunidades, e contando com a participação e apoio de entidades representativas.
 
“É com orgulho que vemos a dedicação de todos os que fazem a Semais em prestar serviços cada vez melhores, entendendo as reais necessidades da população carente do município, ajudando a gestão de Leto Viana a cumprir com importantes compromissos sociais”, destacou a primeira dama, vereadora Jacqueline Monteiro.
 
Em 2013, foram distribuídos 280 kits enxoval. Esse ano, de acordo com a Semais, a expectativa é que o programa repasse mais de 400, porém, o orçamento municipal para 2015 deverá aumentar esses números para perto das 800 unidades.
 
“Desde o início, assumimos o compromisso de dialogar com as comunidades, através de seus representantes e lideranças, o que tem nos ajudado muito a direcionar os benefícios de vários programas às pessoas realmente carentes. Também melhoramos sobremaneira o controle e a eficiência na administração dos serviços que prestamos, com a realização de palestras, cursos e orientações”, ressaltou Euzo da Cunha Chaves, à frente da Semais.
 
Para as mulheres beneficiadas com o programa, resta o agradecimento pela atenção que o poder executivo municipal vem tendo com elas. “Foi muito bom para mim e minha filha esse presente, que a gente vê que foi feito com cuidado e carinho. Agradeço muito”, destacou Palmíria Souza, que mora no bairro do Poço e fez questão de ir receber o importante benefício.
 
Kits – O kit enxoval é destinado às gestantes a partir do sexto mês de gravidez, orientadas e encaminhadas pelos Postos de Saúde da Família (PSFs), e que se submetem ao exame pré-natal. Cada gestante pode receber até dois kits, sendo o segundo até dois meses após o nascimento do bebê. O kit consta de 2 bolsas, 2 pacotes de fraudas de pano,  1 kit mijão; 1 kit de camisetas; 1 lençol com fronha; 2 cueiros; 1 par de meias; 1 saboneteira, 1 sabonete e 1 banheira plástica.
 
Para ter acesso ao benefício, as gestantes no 6º mês, encaminhadas pelos PSFs, devem levar cópias de identidade, CPF, comprovante de residência (luz e água) e cartão pré-natal. Caso seja menor de idade, a gestante deve ir acompanhada de algum responsável maior, o qual deve levar os documentos acima referidos.
 
As gestantes residentes entre o bairro de Camboinha e Centro devem se dirigir ao Serviço Social da Semais. As residentes em outras localidades devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro do Poço. No entanto, a própria Assistência Social dos Postos de Saúde pode emitir parecer para um ou outro setor.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.