Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeitura de Bayeux acusa grevistas de agressão a servidores da Educação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um grupo de cerca de 30 professores de Bayeux invadiu, na tarde de ontem, a sede da Secretaria de Educação do município, na avenida Liberdade. A Prefeitura denuncia que, na ocasião do manifesto, pelo menos quatro funcionários foram agredidos, sendo que três mulheres tiveram que ser encaminhadas em uma viatura da Polícia Militar para o Hospital Materno Infantil. Entre elas estava Ivanita Gomes de Souza, de 64 anos, que é cardíaca e se sentiu mal.

Com cartazes e carro de som, os manifestantes se reuniram inicialmente em frente ao prédio da prefeitura do município e depois seguiram em protesto, interditando a avenida Liberdade, em direção à escola Edgar Seager, nas proximidades. Por volta das 15h, o grupo se dirigiu à Secretaria de Educação e um professor grevista impediu o acesso dos funcionários ao setor, agredindo-os. “Eles ficaram em frente à secretaria e um dos integrantes da manifestação bloqueou a porta principal. Quando tentei entrar, ele me agrediu. Foi quando começou o tumulto. Eles também tentaram destruir alguns equipamentos do local”, detalhou o servidor Josinaldo Honorato.

Uma das funcionárias agredidas, Severina Costa dos Santos, que também sofre por conta de complicações cardíacas, lamentou a iniciativa dos protestantes e classificou a ação como uma falta de respeito aos trabalhadores da secretaria. “Fui agredida moralmente, assim como diversas pessoas da Educação que presenciaram o fato, porém não tinham relação com as negociações. Muitos acabaram passando mal por conta da atitude desrespeitosa de uma minoria”, declarou a funcionária, que também foi levada ao hospital pelos policiais militares. Outra servidora que sofreu agressão foi Marta de Oliveira Souza, que foi submetida recentemente a uma cirurgia de angioplastia (coração). 

Segundo a secretária de Educação de Bayeux, Madalena Araújo, a negociação com a categoria passou para a esfera judicial. “Não há condições de tratar com os professores nesse âmbito, já que eles decidiram tumultuar o caso, inclusive usando de agressão física, moral e psicológica aos nossos funcionários que nada tinham a ver com a discussão”, afirmou. 

Ela acrescentou que a secretaria tentou articular um acordo, no entanto, os sindicalistas estavam irredutíveis. “Eles não querem negociar e sim desestabilizar a administração. Nós estivemos abertos para o diálogo, inclusive tivemos mais de cinco rodadas de negociação, de forma pacífica. Não podemos agir sob pressão e de forma irresponsável em assumir um compromisso que no momento não poderemos cumprir”, detalha.

Madalena disse ainda que a categoria foi beneficiada com um aumento de 10% sobre a Gead (Gratificação Específica de Atividade Docente), além de um reajuste salarial de 9%, concedido em janeiro deste ano e implantação do piso nacional do magistério, de acordo com a proporcionalidade prevista na lei federal. “Além disso, a folha está sendo paga rigorosamente em dia, o que mostra o interesse do prefeito Jota Júnior em melhorar a qualidade do ensino em Bayeux”, conclui.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP