Prefeitura de Alhandra vai realizar recenseamento agrícola

Com o objetivo de reestruturar e impulsionar a atividade agrícola no município de Alhandra, a Prefeitura Municipal vai realizar um recenseamento agrário. A iniciativa vai reunir informações sobre produtores, unidades agrícolas,  o que produzem, quantas pessoas estão ocupadas na atividade, quais são as práticas e os manejos utilizados, e outras informações que irão contribuir para a formulação de políticas públicas nesta área, a partir das quais serão fortalecidas a tradição agrícola do município. O levantamento deve começar em fevereiro e durar cerca de um mês.
 
“Somos produtores de cana-de-açúcar, inhame, mamão, macaxeira, acerola, entre outras culturas, mas a Prefeitura não tem nenhum dado estatístico sobre esse trabalho no campo”, lamentou o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, informando que o trabalho de recenseamento vai traçar o perfil econômico do setor e garantir parcerias e apoios governamentais. “Vamos fortalecer o nosso setor agrícola e melhorar a vida do agricultor aproveitando os nichos produtivos que já existem e estimulando a criação de outros”, afirmou Marcelo, lembrando que o fortalecimento do setor agrícola local é uma das metas de seu governo.
 
De acordo com o secretário de Agricultura do município, Severino Pereira Ramos, com os dados gerados a partir do recenseamento será possível formular políticas públicas e tomar decisões de investimentos governamentais e até privados no setor agrário. “O prefeito Marcelo já buscou apoio do Governo Federal, junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, para a obtenção de recursos técnicos e financeiros que chegarão ao município através de projetos”, disse Ramos, que estuda outras possibilidades que fomentem a agricultura no município. O deputado federal, Manoel Júnior, prometeu ao prefeito durante reunião na semana passada recursos, via emendas do orçamento federal, para a compra de uma patrol e dois tratores de pneus que serão utilizados na zona rural do município.
 
O prefeito Marcelo Rodrigues também pretende alavancar o setor agrário de Alhandra estimulando a criação de cooperativas de pequenos agricultores. “Sabemos que as cooperativas têm um papel fundamental no processo de desenvolvimento econômico e social, por isso vamos apoiar o trabalho em sistema de cooperativa e incentivar a criação de outras unidades”, garantiu Marcelo, acrescentando que a Prefeitura pretende, inclusive, aproveitar a produção local na merenda escolar dos alunos da rede municipal de ensino. “A ideia é que, em breve, possamos incluir no cardápio da merenda escolar alimentos como inhame, macaxeira, feijão verde produzidos no próprio município, além de suco de acerola e abacaxi, para que nossos alunos  ao invés de tomar achocolatados e comer biscoitos como faziam, possam ter uma alimentação mais equilibrada, nutritiva e saudável”, finaliza o prefeito que por ser também produtor rural conhece a vocação e potencial de Alhandra para se desenvolver no setor agrícola.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.