Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

PMJP amplia atendimento no Prontovida e rede municipal chega a 248 leitos contra Covid-19

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Nos últimos 75 dias, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já abriu 248 leitos dedicados especificamente para o tratamento a pacientes da Covid-19. Esse trabalho preventivo e de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus teve início antes do surgimento do primeiro caso da doença na Capital com decretos determinando restrições de aglomeração e orientando o isolamento social. Na outra frente de ação, a rede de saúde da cidade, reestruturada ao longo dos últimos anos, também foi preparada para receber os casos de Covid-19 com leitos e profissionais prontos para os atendimentos. O Prontovida, hospital criado exclusivamente para pacientes de coronavívus, tem, a partir deste domingo (31), 48 alas abertas.

O Prontovida tem capacidade de chegar a 114 leitos, que vem sendo abertos gradualmente. Com os 18 novos leitos abertos em menos de uma semana, 12 deles neste domingo, a unidade hospitalar já está funcionando com 30 de enfermarias, 16 leitos de UTI e mais dois em uma sala de estabilização de pacientes graves, para evitar que eles ocupem UTIs. A unidade também ganhou um aparelho de ultrassonografia, ampliando a variedade de exames que podem ser realizados. Desde a abertura, em 15 de maio, o Prontovida já realizava exames de Raio-X e laboratoriais. Além disso, dispõe de uma farmácia, central de abastecimento, laboratório e radiologia.

As quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA), localizadas nos bairros Valentina, Cruz das Armas, Bancários e Jardim Oceania também foram direcionadas para serem exclusivas para pacientes do novo coronavírus, permitindo uma descentralização da cobertura do atendimento à doença na cidade. Cada UPA de João Pessoa possui três leitos de UTI, para estabilização de pacientes graves, e 6 clínicos para casos moderados. Com 100% das UPAs dedicadas à Covid, o atendimento de urgência e emergência para outras enfermidades ficou concentrado nas unidades hospitalares credenciadas ao município, como os Hospitais Edson Ramalho, São Vicente e Universitário Nova Esperança. O pronto-atendimento do Ortotrauma de Mangabeira também está à disposição da população, junto com toda a Rede de Atenção Básica.

Completa a rede de prevenção ao vírus, o Hospital Santa Isabel, Infantil do Valentina, além do São Luiz e do Hospital Universitário Lauro Wanderley, estes dois últimos como unidades credenciadas. A realização de testes para identificação da doença é feita nas Policlínicas e 54 Unidades de Saúde da Família (USFs) exclusivamente para pacientes com síndromes gripais. Mas, para organizar o fluxo, antes de buscar atendimento direto nas USFs, UPAs ou hospitais, as pessoas com sintomas de coronavírus devem acionar a Central de Orientações no telefone (3218-9214) ou utilizar o aplicativo Monitora Covid-19.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio