Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeitos, contadores e a FAMUP

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

No recente dia 8, estivemos no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, equipamento este que se constitui em um dos mais importantes no apoio e incentivo à cultura paraibana. Sobre ele, em breve estaremos especificamente nos reportando, tal a valiosíssima contribuição que presta à Paraíba.

Desta feita, move-nos tratar sobre o V Forum de Prefeitos e Contadores,  promovido pelo CRC-PB aquela data aqui já referida e que teve por local exatamente esse equipamento cultural pertencente ao TCE-PB. E lá estivemos “puxados” pela palestra proferida pelo conselheiro do TCE-PB, André Carlos Pontes, sobre “O acompanhamento da gestão pelo Tribunal de Contas da Paraíba”, embora também estivéssemos interessados em assistir – e que não nos foi possível estar presente – a palestra de abertura feita pelo presidente do próprio Tribunal, Arnóbio Viana, sobre “A importância da defesa do Estatuto das Cidades”.

Nestes escritos, entretanto, o que mais pretendemos destacar é o protagonismo (protagonismo positivo, atente-se) da FAMUP (Federação das Associações de Municípios da Paraíba), que se constituiu em parceira do CRC-PB nesse Forum de Prefeitos e Contadores. E esta ação positiva da FAMUP está bem evidenciada, principalmente, na articulação e em defesa dos municípios paraibanos, desde sua fundação e especialmente agora em que tem como presidente o prefeito de Sobrado/PB, George Coelho. Esse trabalho desenvolvido pela FAMUP vem sendo tão importante que podemos dizer que cada município paraibano, por suas associações, precisam mesmo se integrar nesse esforço que a FAMUP tem desenvolvido para, fortalecendo as gestões municipais, mais harmoniosamente desenvolver Paraíba.

A propósito, pesquisando sobre a FAMUP – e pode ser que estejamos equivocados – observamos que como associadas dela estão nove Associações Municipais, quais sejam: as do Anel do Brejo, Alto Sertão, Cariri Paraibano, Litoral Norte, do Seridó e Curimataú, Brejo, Serra do Teixeira, Vale do Piancó e do Médio Piranhas. Chamou-nos a atenção o fato de não conhecermos – ou mesmo inexistirem – Associações que congreguem os das Regiões de João Pessoa e de Campina Grande. Se não existem, será que os respectivos municípios sintam-se assim tão autônomos que não assimilem a importância de uma Associação regional congregadora e em especial da  FAMUP?!… Note-se quão importante será – para todos os 223 municípios paraibanos – esse evento que a FAMUP está programando para o próximo dia 24, em Campina Grande, reunindo prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para debater sobre a necessidade da unificação das eleições no Brasil. Isto, pela economicidade e racionalidade!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

‘Festa da Adoção’ tenta aproximar crianças e adolescentes de pessoas aptas a adotar

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Anteriores

Escola 2

Ministério Público ajuíza ação para obrigar município de Conde a reformar escola

Chuvas em João Pessoa 3

Meteorologia prevê mais chuvas para João Pessoa e outros municípios nas próximas horas

Centro-Administrativo-pb-640x388

Repartições públicas estaduais terão ponto facultativo na quinta, dia de Corpus Christi

Chuvas e rede elétrica

Energisa alerta sobre riscos de choques elétricos em dias de chuva e dá dicas de segurança

Emerson Panta, prefeito de santa rita

MP dá dois dias para Emerson Panta suspender festa de São João estimada em R$ 10 milhões

Protesto na BR 101 2

Moradores protestam e fecham BR 101, na divisa da Paraíba com Pernambuco

Chuvas em frente a CBTU

Semob orienta população para evitar deslocamentos desnecessários hoje

pedroseggudo

Chuvas: Muro da Cagepa cai, apresentador tem carro alagado e capital vive caos

Câmara de Sumé

MPPB expede recomendação à Câmara de Sumé sobre cargos comissionados

pfforadacaixa

PF cumpre mandados contra ex-gerente suspeito de desviar dinheiro da Caixa na PB