O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) disse hoje que serão criadas comissões temáticas para implementar o pacto proposto pela presidente da República, Dilma Rousseff (PT) para atender às reivindicações da população expressadas em manifestações em todo o país.
– Acredito que deveremos ter na próxima semana a criação de quatro comissões temáticas para saúde, educação, reforma política e mobilidade urbana porque os recursos serão encaminhados através do trabalho dessas comissões. Tem a proposta de trocar as dívidas de hospitais filantrópicos por serviços médicos. As comissões devem ser constituídas e trabalhar em um curto espaço de tempo. A mobilidade urbana é nosso grande problema.
Cartaxo afirmou que concorda com a proposta de Dilma de transformar a corrupção em crime hediondo:
– O compromisso não é apenas de Dilma, mas a população tem ido às ruas para cobrar o combate mais efetivo à corrupção. Se os governadores e prefeitos dialogarem com o Congresso, não vejo como haver recuo em relação a isso.
O prefeito ainda declarou ser favorável à "importação" de médicos estrangeiros para trabalhar na atenção básica da capital paraibana:
– Sou favorável. Temos diversos bairros da capital em que o médico não chega. O chamamento prioritário será aos médicos brasileiros. Se eles não quiserem, recorreremos aos estrangeiros. O Brasil tem apenas 1,78% de estrangeiros trabalhando. Há países da Europa que têm 30%. O médico estrangeiro só vai atuar na área específica da atenção básica. O povo brasileiro não pode ficar desassistido.
As declarações foram dadas ao repórter Dênis Coelho durante a entrega de 45 casas na comunidade Gadanho, localizada na Rua Boto de Meneses, Tambiá. Os investimentos na construção das habitações e na infraestrutura local, da ordem de R$ 900 mil, foram feitos com recursos próprios e do Programa de Subsídio Habitacional de Interesse Social (PSH) do Ministério das Cidades.