O prefeito Reginaldo Pereira sancionou ontem (23) a Lei nº 1.540, que autoriza a doação do terreno público municipal ao Patrimônio da União, para a construção do campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFPB) em Santa Rita. A área doada pela prefeitura fica localizada no Sítio Continental e tem 50.000 m².
O próximo passo após a sanção é a assinatura da escritura do terreno. Na próxima semana, deve ser concluído o estudo de viabilidade técnica encomendado pela Prefeitura de Santa Rita. A licença ambiental junto à Superintendência de Administração do meio Ambiente (Sudema) também já está sendo providenciada.
Depois que a documentação estiver pronta, o IFPB poderá lançar o edital de licitação para a construção do prédio. A obra da primeira etapa do instituto está orçada em R$ 11 milhões de reais.
De acordo com o projeto, o campus do IFPB terá dois blocos, sendo um administrativo e outro acadêmico. Neste último, funcionarão 12 salas de aula com capacidade para 40 alunos cada; um Laboratório de Química, um Laboratório de Matemática, um Laboratório de Física, um Laboratório de Biologia e um Laboratório de Informática. Além das coordenações dos cursos e das salas dos professores.
No campus do IFPB de Santa Rita serão oferecidos inicialmente os cursos de Técnico Subsequente em Segurança no Trabalho, Técnico Integrado em Açúcar e Álcool e CST em Gestão da Produção Industrial.
O IFPB oferece ensino gratuito e de qualidade. Os cursos são voltados para o mercado de trabalho local. Os alunos recebem formação profissional de nível Técnico e Superior. Quando terminam o curso, estão aptos a desenvolver suas atribuições no mercado de trabalho. O quadro de professores é formado por mestres e doutores.