Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeito lança Plano de Integridade, Compliance e Governança de João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Capital deu um grande passo para a garantia de uma gestão ainda mais honesta e eficiente. Isso será possível após o Projeto Farol – Plano de Integridade, Compliance e Governabilidade de João Pessoa, lançado pelo prefeito Cícero Lucena, nesta segunda-feira (14). O evento ocorreu no Centro Cultural Ariano Suassuna, em Jaguaribe, e contou com a presença do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU). Na ocasião, o prefeito assinou uma carta de compromisso com as diretrizes do projeto.

Cícero destacou o fato de João Pessoa ser a primeira capital do Nordeste a implantar o programa. “Tenho certeza que estamos no caminho certo com compromisso e responsabilidade. Além de buscar eficiência, temos que ter modelo de transparência e modernidade para lidar com o dinheiro público. Criamos a secretaria já no ano passado. Somos os primeiros a tirar do papel e levar para a prática, e isso vai nos possibilitar fazer mais e melhor pela cidade”, afirmou.

O Projeto Farol garante o avanço do município em áreas como transparência, avaliação de riscos e na tomada de decisões baseadas no conhecimento técnico. Membros da Secretaria Municipal da Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção (Seig) ainda fazem parte da Rede de Governança Brasil, da qual o ministro é embaixador.

O ministro Augusto Nardes destacou o fato de estar liderando esse programa em todo o Brasil há dez anos. “A governança é a melhor forma de combate à corrupção. Estou vendo que o prefeito Cícero quer implantar essa proposta e venho para conplementar esse trabalho que poderá transformar João Pessoa em um exemplo para o Brasil”, afirmou. Na ocasião, ele apresentou a palestra “Governança Pública: o Desafio do Brasil”.

O secretário Kleber Marques, da Seig, destacou a importância do projeto como um plano de integridade que fomenta a prática da excelência na administração. “Nossa intenção é promover uma cartilha de boas práticas de combate à corrupção e de governança que o Tribunal de contas da União tanto recomenda”, afirmou.

Ainda estiveram presentes o superintendente regional da Controladoria Geral da União, Severino Queiroz, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Fernando Catão, o conselheiro do TCE-PB Fábio Nogueira, o vereador Bruno Farias e o controlador-geral do Município, Diego Cavalcanti.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais