Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeito inaugura USF que vai beneficiar mais de 600 famílias

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 Cerca de 600 famílias foram beneficiadas na noite desta sexta-feira (31) com a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) do condomínio Anayde Beiriz, no Bairro das Indústrias. A Unidade, que passou por obras de reforma e ampliação, foi inaugurada pelo prefeito Luciano Cartaxo. Na intervenção foram investidos R$ 92 mil, valor custeado com recursos próprios da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

O prefeito Luciano Cartaxo destacou a necessidade da reforma para que os profissionais da saúde pudessem desenvolver sua função com dignidade, oferecendo um melhor atendimento para população. “O prédio foi totalmente adaptado e apropriado para que os servidores possam trabalhar e também para que a comunidade seja atendida com muita qualidade e conforto. Este é mais um grande passo que damos para garantir uma saúde cada vez mais estruturada em nossa Capital”, declarou.
 
Para o secretário municipal da Saúde, Adalberto Fulgêncio, não se faz saúde sem duas coisas fundamentais: o envolvimento da comunidade e o empenho dos profissionais da área. “Esta reforma foi possível, principalmente, pelo engajamento das equipes de saúde envolvidas. As condições de trabalho agora estão dadas e, com condições favoráveis, podemos partir para a conversa e o envolvimento da comunidade”, declarou.
 
Acolhimento – Para os moradores, a reforma significou a possibilidade de mais conforto e de um melhor acolhimento no serviço. “Sempre tivemos um ótimo atendimento, gosto muito da equipe, mas a estrutura realmente deixava a desejar. O prédio era muito quente”, contou a aposentada Francinete Pereira, de 67 anos. “Esta reforma foi o melhor presente que o prefeito poderia ter nos dado”, opinou.
 
O operador de máquinas Ivan Santos, de 33 anos, concordou com Francinete. “Nós vínhamos nos consultar ou trazer as crianças e não havia nem lugar para ficar. Tínhamos que esperar a nossa vez no sol, o que incomodava bastante. Agora, com a reforma, vai ser diferente”, afirmou, ao lado dos dois filhos, um de quatro anos e outro de seis meses.
 
Serviços – Na USF serão desenvolvidas ações como acolhimento com escuta qualificada; atendimento integral à demanda espontânea, organizada por grupos prioritários; atividades de educação em saúde e ações planejadas na unidade e no território.
 
A USF também oferecerá ações individuais e coletivas, como consulta médica e de enfermagem para crianças; acompanhamento e desenvolvimento da criança, adolescentes, adultos e idosos, em áreas temáticas como hipertensão, diabetes, gestantes, tuberculose, hanseníase e tabagismo; planejamento familiar; e prevenção ao câncer de colo de útero, mama, próstata e bucal.
 
A USF Anayde Beiriz terá, ainda, atendimento odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, nebulização, visitas domiciliares, ações de vigilância epidemiológica, bloqueios vacinais e investigações epidemiológicas, com destaque para a mobilização e a participação da comunidade.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos