Prefeito entrega oitava Unidade de Saúde da Família este ano

A entrega das obras de reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) Alto do Mateus IV, realizada na manhã desta segunda-feira (16), vai beneficiar cerca de quatro mil pessoas. A intervenção, que demandou recursos da ordem de R$ 222 mil, foi a oitava realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em 2013 e entregue pelo prefeito Luciano Cartaxo, que destacou o trabalho de planejamento para ofertar qualidade no atendimento.
 
“Nossa prioridade é o usuário, o cidadão que vai bater na porta para cuidar de sua saúde. Para chegar até isso, é necessário o envolvimento de todos, partindo dos profissionais até os próprios moradores. E a possibilidade de ser atendido em um ambiente apropriado, moderno e estruturado é parte fundamental nesse processo de garantia de uma melhor atenção básica”, afirmou o prefeito.
 
Para o vice-prefeito Nonato Bandeira, o novo prédio traz a sensação de bem-estar que é necessária quando se trata da saúde. “É como uma casa, que não precisa ser de luxo, mas que quando é bem cuidada traz conforto e acolhimento. Nosso objetivo não é apenas construir prédios, mas cuidar muito da população, oferecer um tratamento humano”, destacou.
 
“Esta é uma construção de muita gente. O que nasce neste bairro hoje é um novo posto de saúde, que vai dar plenas condições de trabalho aos profissionais dessa área”, destacou o secretário Municipal da Saúde, Adalberto Fulgêncio. “Estamos abrindo uma grande porta para oferecer um atendimento cada vez melhor para toda a população. Este é um equipamento que vai trazer mais saúde e mais alegria”, complementou.
 
Conforto – Para os usuários da Unidade de Saúde, a reforma representa mais conforto durante a espera e o atendimento. “Venho para medir a pressão. Buscar medicamentos, fazer teste de controle de diabetes. Sou praticamente sócia daqui”, brincou a moradora Antônia Conceição, de 77 anos. “Agora a Unidade ficou linda, maravilhosa, tem ar-condicionado e todos os móveis novos”, comemorou.
 
O morador José Marcelino, de 43 anos, agradeceu ao prefeito pela obra. “Esta é uma intervenção muito necessária e que vai fazer grande diferença nas nossas vidas. Agora temos uma verdadeira casa de saúde em nosso bairro”, declarou.
 
Serviços – Na unidade, serão desenvolvidas ações como acolhimento com escuta qualificada; atendimento integral à demanda espontânea, organizada por grupos prioritários; atividades de educação em saúde; e ações planejadas na unidade e no território. A USF também oferecerá ações individuais e coletivas, como consulta médica e de enfermagem para crianças; acompanhamento e desenvolvimento da criança, adolescentes, adultos e idosos, em áreas temáticas como hipertensão, diabetes, gestantes, tuberculose, hanseníase e tabagismo; planejamento familiar; e prevenção ao câncer de colo de útero, mama, próstata e bucal.
 
A USF Alto do Mateus VI terá, ainda, atendimento odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, nebulização, visitas domiciliares, ações de vigilância epidemiológica, bloqueios vacinais e investigações epidemiológicas, com destaque para a mobilização e a participação da comunidade. “O objetivo é efetivar o controle social”, ressaltou o secretário Adalberto Fulgêncio.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.