Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeito encaminha projeto que muda regras de pagamento de impostos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, encaminha, nesta quinta-feira (21), Projeto de Lei Complementar para a Câmara Municipal de João Pessoa. O objetivo é apresentar a Casa Napoleão Laureano projetos de autoria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria da Receita Municipal (Serem). As matérias incluem a regularização de débitos fiscais, a ampliação da arrecadação, a isenção de impostos para determinados setores, e outras demandas que trarão benefícios à população pessoense.
 
Luciano afirma estar contando com o apoio de todos os vereadores para que as matérias sejam aprovadas e o benefício chegue até a população. "Este é um conjunto de medidas que vem para fortalecer a receita, potencializar o turismo e facilitar a vida do contribuinte de João Pessoa. Por meio de um diálogo franco e aberto, conseguimos resolver questões estavam acumuladas na Prefeitura da Capital há mais de cinco anos", destacou.
 
Dentre as medidas que serão apresentadas estão a Isenção de Importo Sobre Serviço (ISS) para os guias de turismo; o aumento do prazo de concessão de 90 para 120 dias, com redução de 25% do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI); aumento do prazo de parcelamento do ITBI de quatro para dez parcelas; Regulamentação do recolhimento de ISS dos serviços notariais (tabelionatos de notas e protestos; registros de imóveis, títulos e documentos, pessoas jurídicas e registro civil das pessoas naturais); acordo com a Associação dos Notários e Registradores da Paraíba (Anoreg/PB) para que os cartórios executem o pagamento de seus débitos até maio; e Regularização de débitos fiscais e previdenciários da pessoa jurídica (REFIS) de ISS dos serviços notariais.
 
Segundo o secretário da Receita Municipal da PMJP, Fábio Guerra, por orientação do prefeito Luciano Cartaxo, a Prefeitura tem dialogado com todos os setores da sociedade, inclusive com os donos dos cartórios, para chegar a um acordo que beneficie toda cidade. “Tivemos uma reunião nesta quarta-feira (20) com os donos dos cartórios de João Pessoa e conseguimos resolver, com diálogo, um problema que perdurava por mais de cinco anos. Neste acordo, parcelamos a dívida em 96 meses, com uma redução de 30% na base de cálculo, isenção de multas e juros e regularização do ISS. Em resumo, estamos aumentando a arrecadação para os cofres públicos e podemos transformar isso em benefícios para toda sociedade”, ressaltou.
 
De acordo com o vereador Ubiratan Pereira (Bira) são várias as ações que a Prefeitura de João Pessoa encaminha para Câmara em benefício do cidadão. Para ele, estas são conquistas históricas, algumas inclusive já foram debatidas na Câmara, como a da isenção para guias turísticos.
 
“Outro ponto importante é o prolongamento do prazo de concessão para pagamento do ITBI, que é uma queixa antiga da população. Sem mencionar as dívidas com os cartórios, que já se prolongava por mais de cinco anos. Este conjunto de medidas é fundamental para dinamização da receita, do processo de arrecadação e essas são vantagens inegáveis para quem vive em João Pessoa”, destacou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio