Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeito empossa novo Conselho Municipal de Assistência Social

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, empossou os 32 novos integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira (10), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. Os conselheiros têm o importante papel de fiscalizar, orientar e acompanhar os diferentes projetos, com o objetivo de prestar um serviço de qualidade para a população e, assim, cumprir a lei orgânica e as diretrizes do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Além do prefeito, a mesa foi composta pela secretária municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Marinalva Conserva; o promotor Valberto Lira, da Defesa do Cidadão; a vereadora Sandra Marrocos; Dalenir Isidoro, presidente do CMAS; e Sonia Delgado, presidente da Comissão Eleitoral.

Na ocasião, Luciano Agra ressaltou a prioridade dada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) no combate à pobreza e na luta pela implantação de políticas públicas abrangentes e eficazes, que levem à igualdade de direitos entre todos os cidadãos pessoenses. “Por mais que façamos em assistência social, ainda é pouco, pois há uma carência muito grande”, disse. Para fortalecer a luta, ele conclamou os novos conselheiros a agir com compromisso e responsabilidade. “Cada decisão tomada neste Conselho tem forte repercussão, inclusive no orçamento municipal, já que é um órgão deliberativo. Por isso, é preciso reflexão e objetividade”, enfatizou.

A presidente do CMAS, Dalenir Isidoro, lembrou que a unificação da atuação entre a sociedade civil e o Governo Municipal, alicerçada na última gestão do Conselho, garantirá a política de assistência social no município. Ela também alertou os conselheiros para duplo desafio que eles terão a partir de agora: manter um olho no controle social e outro na fiscalização dos recursos.

O Conselho – Entre os conselheiros que assumiram o mandato de dois anos, metade foi indicada pelo poder público municipal e outra foi eleita nas entidades da sociedade civil organizada que atuam na área de assistência social em âmbito municipal, em um pleito que aconteceu no dia 21 de fevereiro.

O CMAS é uma instância deliberativa e propositiva de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil. Sua organização, composição e competência são fixadas em lei, possibilitando assim a gestão democrática da política de Assistência Social e o exercício pleno do controle social.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência