Prefeito e secretários ajustam infraestrutura e segurança do Réveillon

Para garantir a segurança e o bem-estar de milhares de pessoenses e turistas na festa de Réveillon, que irá acontecer nas areias das praias de Tambaú e Cabo Branco na terça-feira (31), o prefeito Luciano Cartaxo se reuniu na manhã desta segunda-feira (30) com parte do seu secretariado para ajustar os detalhes das ações e providências a serem tomadas pela gestão municipal. A reunião aconteceu em seu gabinete no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.
 
“Criamos nesta reunião uma coordenação geral que vai ajudar na organização antes e durante o evento. Queremos agregar à festa muita qualidade no show, na queima de fogos, e acima de tudo muito planejamento, organização e limpeza para que na quarta-feira, quando encerrar o evento, ninguém perceba que ali houve uma grande festa,” ressaltou Luciano Cartaxo.
 
Estão integradas nesse planejamento as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Comunicação (Secom), Saúde (SMS), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), além da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
 
Megaestrutura – Para reduzir o tempo de espera entre uma banda e outra, a PMJP está inovando este ano com colocação de dois palcos medindo 15 x 12 e com um sistema de som moderno. Também serão instalados seis telões que ficarão espalhados por pontos da praia para que ninguém perca um só momento da festa. “Peço a todas as pessoas tranquilidade, paz e harmonia para que possamos entrar 2014 com muita fé e muita paz”, disse o prefeito.
 
De acordo com diretor adjunto da Funjope, André Coelho, haverá, no mínimo, 13 minutos de queima de fogos que serão divididos em duas balsas, que além de possibilitar um espetáculo mais bonito também irá reduzir o tempo de queima de uma explosão para outra. “Ainda haverá uma sincronização entra a queima de fogos e a música que estará tocando com um repertório composto por composições nacionais e internacionais, que vai do forró a música clássica”, afirmou.
 
Para garantir a segurança dos milhares de pessoenses e turistas, as balsas estarão a uma distância de 200 metros da faixa de areia e distante 150 metros uma da outra. Pontualmente a meia noite os fogos serão disparados por meio de um sistema computadorizado.
 
Segurança e limpeza – Irão trabalhar na segurança da festa 150 guardas municipais. Destes, 20 foram capacitados para resguardar a balsa com os fogos de artifício até a queima deles à meia noite.
 
O evento contará também com presença de 1.200 policiais militares em toda a orla, além da presença de 20 bombeiros militares que contarão com um stand, juntamente com o Samu, ao lado do palco, caminhão de combate a incêndio, moto aquática e botes salva vidas. Vinte tendas de resgate dos bombeiros serão instaladas durante toda a orla de Tambaú e Cabo Branco.
 
Em relação à limpeza, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) escalou mais de 200 agentes que estarão trabalhando do dia 31 de dezembro a 1º de janeiro para fazer o recolhimento e acondicionamento de todo o lixo. Também foram instalados coletores e manilhas de concreto na praia, que irão contribuir para o descarte correto do lixo. A PMJP também estará disponibilizando 120 banheiros químicos.
 
Saúde – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu- 192), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá contar com um contingente de cinco ambulâncias, 3 motolâncias, assim como um posto médico avançado ao lado do palco. Este contará com um médico, sete enfermeiros e sete técnicos de enfermagem. Ao todo serão 27 profissionais da saúde envolvidos no evento.
 
Central de informações – No calçadão da praia de Tambaú e Cabo Branco serão instaladas três tendas que servirão como um ponto de apoio para esclarecer as dúvidas das pessoas como, por exemplo, o local das ambulâncias e dos banheiros químicos. Cada tenda contará ainda com a presença de três representantes de cada secretaria envolvida.
 
Atrações do Réveillon – Às 20h, os irmãos sertanejos Paulo Sérgio & Daniel farão o esquenta para as atrações principais com o seu animado sertanejo universitário. Às 22h45, conforme a programação, é a vez de o reggae brasiliense do Natiruts invadir o palco para um show de uma hora de duração. À meia-noite, o espetáculo sai do palco e ganha os céus, com um show pirotécnico. A queima de fogos, além do ano novo, também anunciará o sincretismo entre samba e rock do Sambô, a atração principal da noite. Por último, a DJ CrisL assume as pick-ups já às 2h30.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.