Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeito diz que crianças preferem alimentos calóricos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Acompanhado de vereadores, secretários e jornalistas, o prefeito Luciano Agra visitou duas escolas da rede municipal na manhã de hoje. A comitiva esteve primeiro na Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos e de lá seguiram para a Escola Municipal Aruanda. As duas instituições estão localizadas no bairro dos Bancários.
 
A iniciativa de visitar as escolas partiu da secretaria, que convocou os parlamentares durante sessão na Câmara Municipal nesta última terça-feira. Ambas foram exibidas no programa Fantástico no último domingo desencadeando uma série de questionamentos sobre a qualidade da merenda escolar.
 
No local, todos puderam ver de perto a merenda oferecida as crianças, como também a estrutura física do colégio, que conta com sala de cinema, laboratório de informática (com 34 computadores), ginásio poliesportivo, duas quadras de areia, gabinete odontológico e biblioteca. 
 
Compromisso – O prefeito Luciano Agra reafirmou o compromisso com a população garantindo que Governo Municipal atende mais de 70 mil estudantes, o equivalente a aproximadamente 10% dos moradores de João Pessoa. ”Eu confio na minha equipe. A secretaria de educação é formada por profissionais responsáveis. A comunidade escolar está segura”.
 
Luciano Agra ainda acrescentou que não se pode julgar um fato isolado, onde algumas crianças deixaram no prato resto da merenda. “Esse é um problema de deseducação alimentar. As crianças sempre preferem os alimentos mais calóricos e menos nutritivos. A nossa missão é regionalizar o cardápio oferecendo alimentos com alto índice de vitaminas e minerais”, conclui Agra.
 
A secretária de Educação Ariane Sá, lamentou a ausência de alguns vereadores. “Infelizmente alguns parlamentares não compareceram, muitos deles que questionavam a lisura do nosso trabalho. Gostaria que eles também comprovassem que nas unidades escolares não têm nada de irregular”, relata Ariane.
 
Depois de percorrer toda a escola e acompanhar a merenda das crianças, o presidente da Câmara Municipal Durval Ferreira disse que estava satisfeito com os resultados positivos. “Esse momento é muito importante porque podemos comprovar que os alunos da rede municipal estão bem assistidos”.
Assim como o vereador Felipe Leitão, que se disse satisfeito com o que viu.
 
“Conferindo de perto, vimos que a realidade vivida pelo alunado de João Pessoa é outra. Fico muito feliz em saber que os estudantes estão sendo bem cuidados, como merecem”, afirma o parlamentar.
 
O diretor da Escola Olívio Ribeiro Campos, José Mário Araújo, explicou que a instituição possui 700 alunos, do 1º ao 9º ano. “Não temos o que esconder. No dia da gravação o cardápio era mungunzá, alimento regional. É natural que alguma criança rejeite, já que o paladar é mais aguçado para o cachorro quente, refrigerantes e doces, mas temos que pensar sempre na saúde da criança, por isso nosso cardápio é bem diversificado”.
 
Segunda parada – A comitiva logo em seguida partiu para a Escola Municipal Aruanda. Mais uma vez os presentes andaram pelo espaço escolar e puderam conferir tudo limpo e organizado. A diretora da instituição de ensino, Abigail Niedja,  se disse surpresa com a visita.
 
“Estamos surpresos e felizes com todos aqui. Assim podemos mostrar como é nossa realidade. Trabalhamos juntos para manter sempre nossas crianças bem assistidas e assim continuaremos”, reiterou 
 
A Escola Aruanda possui cerca de 450 alunos e está passando por reformas e ampliações de seus espaços. A obra prevê melhorias para os alunos e docentes. Abigail revelou que a obra está para ser inaugurada em poucos dias.
 
“Teremos um auditório (com capacidade para 144 lugares), biblioteca padrão, laboratório de ciência e salas de artes, de bandas e de recursos (para alunos especiais), tudo isso para oferecer um ensino de qualidade aos estudantes”, afirma a diretora da escola.
 
A comitiva de vereadores foi composta por o presidente da Câmara Municipal, Durval Ferreira (PP), Geraldo Amorim (PDT), Bruno Farias (PPS), João dos Santos (PR), Felipe Leitão (PRP), Raoni Mendes (PDT), Benilton Lucena (PT), Zezinho Botafogo (PSB) e Sandra Marrocos (PSB).

Cardápio elaborado – A coordenadora da Alimentação Escolar Municipal, Simone Leite Gouveia de Figueiredo, explicou que os cardápios são elaborados pelas nutricionistas da SEDEC e enviados ao Ministério Público e a Empresa Prestadora de Serviço no mês anterior da sua execução. Acesse o Ofício Sedec.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB