O prefeito de Mamanguape, Eduardo Carneiro Brito (PSB), tomou uma atitude curiosa e fora dos padrões geralmente adotados pelos gestores. Ele mandou à Câmara Municipal um projeto que deve reverter a doação feita ao Governo do Estado de um terreno na localidade de Gurguri para a construção de uma escola. A doação havia sido feita na gestão de Cássio Cunha Lima (PSDB), mas a obra nunca chegou a ser realizada, existindo apenas as bases da construção do prédio.
Na última visita que fez à cidade de Mamanguape, no dia 28 de junho, o governador José Maranhão havia prometido construir a escola no Gurguri. Naquela ocasião, o governador declarara que a cidade de Mamanguape seria contemplada com uma estação de tratamento de esgoto e, em breve, a criação de uma superintendência da polícia e construção de um batalhão na região. O anúncio foi feito durante a inauguração da reforma do Hospital Nossa senhora do Rosário. Maranhão também prometeu construir o Hospital Regional de Mamanguape e reestruturação do balneário de Sertãozinho.
Uma fonte ligada ao governador contou que ele foi tomado de surpresa com a suspensão da doação do terreno pela Prefeitura, comandada por um socialista.
O Parlamentopb tentou vários contatos com o prefeito Eduardo Brito, mas não conseguiu falar com ele. O chefe de gabinete, Elissandro, informou que o prefeito decidiu suspender a doação do terreno porque dispõe de recursos próprios e vai realizar a obra com dinheiro da Prefeitura.