Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Campina Grande lança decreto, limita bares, mas mantém igrejas abertas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O prefeito Bruno Cunha Lima esteve reunido neste sábado (27), no auditório do Hotel Slaviero, com representantes de 20 segmentos econômicos, religiosos e sociais de Campina Grande. Na ocasião, Bruno – que esteve acompanhado do vice-prefeito Lucas Ribeiro – discutiu e compartilhou com os presentes aa medidas que farão parte do novo decreto municipal, com restrições para enfrentamento da Covid-19 no Município, inclusive com aumento da fiscalização, aplicação de multas e fechamento temporário de estabelecimentos que insistirem em descumprir as regras.

O novo decreto será divulgado na próxima segunda-feira, 29, com publicação em separada do Semanário Oficial do Município.

A norma vai limitar os horários de bares e restaurantes até as 23h em Campina Grande.  Eventos só poderão ocorrer com limitação de 100 pessoas. Missas e cultos deverão respeitar 50% da capacidade dos templos.

O novo decreto do prefeito Bruno Cunha Limal será divulgado na próxima segunda-feira, dia 1º de março, com publicação em separata do Semanário Oficial do Município no dia seguinte.

Bruno Cunha Lima deixou claro, no início da reunião: todas as medidas continuarão a ser adotadas a partir do diálogo com os diversos setores da cidade, notadamente empresários, trabalhadores, segmentos religiosos e educacionais.

Compartilhando responsabilidades

Durante o encontro, o prefeito apresentou a minuta do decreto do Poder Executivo em relação ao quadro atual da pandemia do novo coronavírus em Campina Grande. Para Bruno, a condição do Município hoje é diferenciada em relação às outras cidades do Estado, mas o momento inspira cuidados preventivos.

Atualmente, 55% dos leitos de UTI estão ocupados em Campina Grande. Destes, 40% são ocupados por pacientes de outras regiões. “Precisamos chamar o feito à ordem. Isto evitará o colapso do nosso sistema”

Penalidades

Bruno resumiu a reunião em dois pontos: as garantias do funcionamento da cidade e da fiscalização. Haverá punição para quem não cumprir o que for estabelecido nos decretos. Em caso de descumprimento, o infrator será alvo de autuação e de multa. Em caso de reincidência, nova multa e até mesmo o fechamento por sete dias do estabelecimento. Já no caso de um terceiro descumprimento, haverá o fechamento por 14 dias, podendo ocorrer até a cessação do alvará.

Haverá, ainda, a restrição de horários para restaurantes, bares e lojas de conveniência e similares. Eles funcionarão das 6h às 23h, conforme vai estabelecer o decreto a ser firmado pelo prefeito campinense.

Reunião regional

Um outro anúncio importante feito por Bruno na reunião: vai promover um encontro remoto com prefeitos e secretários de Saúde da macrorregião polarizada por Campina Grande e de outras regiões, como Sertão e Cariri. A meta: expor aos gestores a importância das medidas preventivas serem tomadas também por parte de cada gestão municipal, num esforço conjunto regional de combate à doença.

Por parte da equipe de secretários e auxiliares diretos do prefeito, participaram da reunião Filipe Reul (Saúde) e o adjunto Gilney Porto, além de Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico), Aécio Melo (Procuradoria Geral do Município) e Tito Lívio (Diretoria do Complexo Municipal Pedro I).

Prestigiaram também o encontro os vereadores Marinaldo Cardoso (presidente da Câmara), Carol Gomes (presidente da Comissão de Saúde da Casa), Alexandre do Sindicato (líder do Governo), Rubens Nascimento, Waldeny Santana e Luciano Breno.

Segmentos representados

Participaram do encontro os representantes das seguintes entidades e organizações sociais:

– Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP)
– Associação Comercial e Empresarial
– Câmara dos Dirigentes Lojistas
– Sindicato do Comércio Atacadista
– Sinduscon
– Sindicato das empresas do setor Imobiliário
– Sindicato do Comércio Varejista
– Associação da Feira Central
– SindCampina
– Associação dos Lojistas do Shopping Edson Diniz
–  Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Campina Grande
– Associacão Brasileira de Academias
– Sítio Vila São João
– Diocese de Campina Grande
– Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil (Omebe) – CG
– Assembleia de Deus
– Presbiteriana Central
– Verbo da Vida

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

STJ determina que plano de saúde não é obrigado a fornecer canabidiol

Anteriores

fp1 (1)

Curtas paraibanos revisitados em duas mostras no Brasil e Estados Unidos

unimedjp_compressed

ALPB discute falta de atendimento de planos de saúde a autistas nesta terça

ruyeppedro

Pedro garante apoio a Ruy e diz que João Pessoa precisa mudar de prefeito

georgesobrado

Presidente da Famup George Coelho será candidato a prefeito de Sobrado pelo PSB

Dinheiro

Prefeitura de Cabedelo oferece isenção de IPTU e ITBI a famílias com imóveis do Minha Casa, Minha Vida

curraldecima (1) (1)

Prefeitura de Curral de Cima nega irregularidades e diz que denúncias são de 2021

daniellacaixa (1)

Com empenho de Daniella Ribeiro, João Pessoa ganha mais uma agência da Caixa

poetasdesusa

Poetas de Sousa lançam coletânea de poesias

Oswaldo. Montenegro (2) (1)

Oswaldo Montenegro faz show com orquestra nesta sexta no Teatro Pedra do Reino

psb1

Candidatos à reeleição, prefeitos de Tavares e São Domingos se filiam ao PSB