Prefeito abre nova sede da Casa de Passagem na Capital

Nesta terça-feira (12), às 16h, o prefeito Luciano Agra inaugura a nova sede da Casa de Passagem da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), localizada na Avenida Goiás, 512, Bairro dos Estados. O investimento inicial, para a compra de móveis e equipamentos, foi de cerca de R$ 30 mil; para a manutenção mensal, o valor será de aproximadamente R$ 21 mil – tudo custeado com recursos próprios da PMJP. 

Implantada em 2005, a unidade é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e acolhe emergencialmente meninos e meninas de 0 a 17 anos, encaminhados pelos Conselhos Tutelares, Promotoria e Juizado da Infância e da Juventude. São crianças que, por motivos diversos, enfrentam situações de risco pessoal e social ou se encontram afastados de seus locais de moradia.

A secretária de Desenvolvimento Social, Marinalva Conserva, explica que a mudança de local se deu devido à necessidade de adequar as unidades de acolhimento da Prefeitura ao Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária. “Nosso objetivo maior é o de proporcionar a estas meninas e meninos um ambiente acolhedor, que os motive e mobilize a sair das ruas, cumprindo seu papel de transição para a convivência familiar ou para uma instituição. Dentro desse plano, já iniciamos a reforma das outras duas Casas de Acolhida para crianças e adolescentes, como também os abrigos”.

De acordo com a secretária, a Prefeitura reafirma o seu compromisso de priorizar a criança e o adolescente de João Pessoa, resgatando o direito e a dignidade do cidadão, conforme preconiza o Sistema Único da Assistência Social (Suas). “Ao entrar na Casa, cada acolhido receberá um kit completo de higiene pessoal e roupas. Eles também têm uma série de atividades ludo-pedagógicas desenvolvidas pelos educadores e, duas vezes por semana, vão ao Centro de Formação Margarida Pereira, onde podem exercer outras habilidades”.

Acolhimento – A Casa de Passagem tem capacidade para 20 acolhimentos por dia. Como são acolhimentos por curto período de tempo, a unidade acolhe, durante o mês, uma média de 70 crianças e adolescentes.

O local funciona 24 horas do dia e conta com três suítes: uma para o acolhimento de bebês e crianças de 0 a 6 anos e duas para meninos e meninas de 0 a 17 anos (sendo uma suíte só para meninos e outra só para meninas). Tem também dois quartos para o pernoite de adolescentes em situação de risco e que vivem na rua – e que ficaram na unidade até ser encaminhados para as Casas de Acolhida. Por fim, a Casa de Passagem conta ainda com brinquedoteca, jardim com área de lazer (parquinho e piscina), salas de jantar e estar, lavanderia, cozinha, dispensa e garagem. A equipe é formada por vinte profissionais, entre eles, coordenadoras, psicólogas, assistentes sociais, educadores e pessoal de apoio.
 

TAGS

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.