A prefeita de Bayeux, Luciene Gomes, candidata a reeleição, esteve reunida, na manhã desta quinta-feira (29), com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ana Carolina Guimarães, para debater políticas públicas que garantam melhores condições de vida para o segmento no município, dentre elas a criação de um fundo de apoio financeiro. “Os recursos do Fundo de Apoio, bem como outras ações, devem garantir a sustentabilidade das ações do Conselho”, sugeriu Luciene Gomes.
“Concordamos que as pessoas com deficiência precisam de um olhar especial, tendo em vista que o segmento esteve abandonado por muito tempo pelo poder público municipal. Mas também é necessário que seus representantes estejam unidos para que juntos possamos encaminhar uma proposta viável para a Câmara Municipal”, destacou Luciene Gomes, reafirmando o seu compromisso com o bem estar da população, inclusive das pessoas com deficiência.
Propostas– Durante a reunião, Ana Carolina Guimarães, que estava acompanhada de outros representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, entregou um documento com as principais propostas do segmento para a prefeita Luciene Gomes. Na pauta estão desde a disponibilização de uma sede física para o Conselho, a regulamentação das atividades do Centro de Referência e Inclusão da Pessoa com Deficiencia (CRIS), até uma maior acessibilidade física nas ruas da cidade.
O debate sobre a implantação de políticas públicas para pessoas com deficiência em Bayeux foi realizado na sede do CRIS, no bairro do Sesi; e contou com a participação dos representantes do Conselho e da Prefeitura como: Antônio Paiva (Acardd); Otacílio de Assis (Associação Comunitária de Amigos e Moradores do Jardim São Lourenço), Maria da Paz Caetano (Associação dos Moradores do Bairro do Sesi), Welthima Figueiredo (secretário municipal de Educação), Maria do Socorro Silva (Secretaria de Educação), Eliane Pereira (Secretaria de Saúde) e Olisangele Dantas, além da presidente do Conselho, Ana Carolina e a prefeita Luciene Gomes.