Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeita dá ponto facultativo para comemorar o próprio aniversário

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
A prefeita de Pureza, Maria da Conceição da Costa Fonseca (PT), decretou ponto facultativo no dia 5 de dezembro por conta da comemoração do próprio aniversário. O decreto assinado por Maria do Sindicato, como é conhecida, é datado de 2 de dezembro de 2013. A vice-prefeita da cidade, Maria Edilma de Araujo Lima (PTB), confirmou que cópias do documento foram entregues em todas as secretarias municipais. "O decreto do ponto facultativo não passou sequer pela Câmara Municipal", disse a vice-prefeita.
 
Às 15h desta terça-feira (14) a assessoria de imprensa da prefeitura de Pureza entrou em contato com o G1 e informou que o decreto de fato foi feito, no entanto a prefeita decidiu não publicar o ato. "A prefeita mudou de ideia. Não foi publicizado e nem encaminhado à Câmara Municipal. Do ponto de vista jurídico não tinha nenhuma validade", afirma o assessor de imprensa do Executivo Municipal, Paulo Roberto Ferreira.
 
Sobre a entrega do decreto nas secretarias municipais, a prefeitura afirma que não sabe como o documento vazou. "Não sabíamos do vazamento, nem se foi para todos os órgãos. Será aberta uma sindicância para apurar isso", diz Ferreira.
 
De acordo com a vice-prefeita, no dia 5 de dezembro a prefeitura e as secretarias do município não funcionaram. No horário do expediente, segundo ela, foram realizados um café da manhã na casa da prefeita, uma missa e, em seguida, um churrasco no ginásio da cidade para comemorar o aniversário da prefeita.
 
"Eu nunca tinha visto isso na minha vida. Se quisesse comemorar tudo bem, mas decretar ponto facultativo para isso é demais", disse a vice-prefeita Maria Edilma.
 
A assessoria de imprensa da prefeitura nega a suspensão do expediente. "O que houve foi a missa e os funcionários tinham liberdade de comparecer, ou não. As principais secretarias, como Educação e Saúde, funcionaram normalmente", afirma Paulo Roberto Ferreira.
 
A presidente da Câmara Municipal de Pureza, vereadora Patricia Brito, afirmou que o ato da prefeita repercutiu negativamente na cidade. "Todos acharam um absurdo, nunca tinha acontecido isso na cidade. A gente achou que ela poderia ter feito a festa, reunido os amigos, mas não decretar ponto facultativo", disse a vereadora.
 
Servidores da prefeitura que pediram para não serem identificados temendo represálias confirmaram que no dia 5 de dezembro, uma quinta-feira, não houve expediente nos órgãos municipais. "Isso foi o maior comentário aqui na cidade. Ninguém trabalhou porque era aniversário da prefeita. Já pensou se a moda pega?", disse um funcionário público.
 
O município de Pureza fica a 60 quilômetros de Natal, na região do Mato Grande, entre os municípios de Touros e João Câmara. A cidade tem 8.424 habitantes, de acordo com o Censo 2010 do IBGE, e a principal atividade econômica é a agropecuária.
 
 
 
 
G1

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco