Pré-selecionados no Prouni devem apresentar documentação até quarta

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o processo seletivo do segundo semestre de 2024 devem apresentar a documentação necessária às instituições de ensino superior até quarta-feira (14).

O Prouni, programa federal, oferece bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior. O programa tem duas edições anuais.

Em 2024, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou 651.483 bolsas, sendo algumas integrais (100%) e outras parciais (50%). Nas duas edições do ano, o programa contou com 910.419 candidatos inscritos, totalizando mais de 1,8 milhão de inscrições, já que cada candidato pode optar por até dois cursos.

O resultado da primeira chamada foi divulgado pelo MEC no dia 31 de julho, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Comprovação

Os candidatos podem apresentar a documentação necessária para comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição, seja de forma presencial ou por meio virtual, às instituições para as quais foram pré-selecionados. A documentação será enviada ao coordenador do Prouni na instituição correspondente.

As instituições devem disponibilizar em seus sites um campo específico para o envio dessa documentação. Após o recebimento dos documentos, as instituições privadas de ensino superior são obrigadas a fornecer um comprovante de entrega aos candidatos.

Além disso, as instituições deverão registrar a aprovação ou reprovação dos candidatos no Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni) e emitir os termos de concessão ou de reprovação da bolsa até sexta-feira (16).

Os estudantes participantes do programa devem estar atentos a possíveis exigências adicionais feitas pelas instituições de ensino, como a realização de um processo seletivo próprio, que pode ser diferente do vestibular. Em tais casos, não poderá ser cobrada nenhuma taxa do candidato.

O MEC ressalta que é de total responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e locais para a entrega da documentação. A perda do prazo ou a falta de comprovação das informações resultará na reprovação automática do candidato.

As regras estão disponíveis nos editais do Prouni de 2024.

Cronograma

Após o período de comprovação das informações, a lista de candidatos pré-selecionados para a segunda chamada do Prouni de 2024 será divulgada em 20 de agosto. A lista também estará disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A apresentação dos documentos pelos estudantes deve ser feita até 30 de agosto.

Os candidatos que não forem pré-selecionados nas duas chamadas anteriores podem participar da lista de espera. Aqueles que tiverem interesse deverão manifestá-lo na página do Prouni, entre os dias 9 e 10 de setembro de 2024.

A lista de espera estará disponível no dia 13 de setembro, no Sistema do Prouni (Sisprouni), para consulta pelas instituições de ensino superior e pelos candidatos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Nova pesquisa aponta Domiciano empatado na liderança pela prefeitura em Bayeux

PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro e apreende joias e cavalo avaliado em R$ 600 mil

Tacyana Leitão é campeã de rejeição na disputa pela prefeitura de Bayeux

Anteriores

Segurana_Forum_Mangabeira_11_09_2024_4

Fórum Criminal de João Pessoa terá incremento na segurança com viatura da PM servindo como base

3c1a60a9-4f67-4def-85c8-aba8aec2823e

Paraíba terá mais de 12.000 urnas eletrônicas disponíveis para eleições de 2024

Fachada-do-TJ_15_10_10_-21

Pleno do TJPB suspende normas do município de Itabaiana

setor-de-servicos800x500

Setor de serviços na Paraíba cresce 5,6% em julho, indica pesquisa mensal do IBGE

imagens_expofeiraedicao2023

Expofeira Paraíba Agronegócios 2024 tem início neste domingo em João Pessoa

ea36e4a97a3499251c0c9b57034c69a1

Raíssa Lacerda se pronuncia após ser alvo da Operação Território Livre em João Pessoa

84c4534c-fc03-4277-b2cb-113945c8caf2

Polícia Civil prende investigado por homicídio de mecânico em João Pessoa

Juiz-de-Fora-esta-sob-alerta-de-onda-de-calor-900x600-1

Inmet emite alerta laranja de baixa umidade para 10 municípios da Paraíba

Cícero Lucena, secom JP

Cícero rebate adversários: “Tentam manchar minha imagem e a da cidade”

Luiz Couto na tribuna da Câmara dos Deputados

Luiz Couto critica projeto que concede anistia a golpistas do 8 de janeiro