Postos de saúde de Bayeux fecham no dia de vacinação contra gripe suína

O Ministério da Saúde promoveu neste sábado (10) o Dia Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1, em parceria com Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. A mobilização teve o objetivo de imunizar gestantes, pessoas com doenças crônicas, crianças de seis meses a menos de dois anos e jovens de 20 a 29 anos.
 
Em Bayeux, a população foi surpreendida com os postos de vacinação fechados. Desde as primeiras horas do dia idosos, gestantes e jovens chegavam aos locais para se vacinar e encontravam os locais fechados e sem qualquer comunicado por parte da prefeitura.
 
A reportagem esteve nos bairros da Imaculada e Rio do Meio para constatar a denúncia e flagrou os postos fechados. Os vereadores Nino do PT e Roni Alencar também confirmaram que no Jardim Aeroporto, Sesi e Centro a população não conseguiu se vacinar contra a Gripe A.
 
"É um absurdo a gente sair de casa para se vacinar e encontrar tudo fechado. Eu não sei o que fazer agora estou muito preocupada", apreensiva disse Maria do Socorro.
 
O portal tentou um contato por telefone com a Secretária de Saúde do Município, Karoline Souto Maior, e o médico Dr. Ginaldo, mas não obteve resultado. Os telefones estavam desligados. Já o coordenador de Comunicação da prefeitura, Renato Fabrício, não soube informar os motivos do fechamento dos postos. “Eu estou sabendo disso agora, eu pensava que estavam abertos”, perplexo comentou Fabrício.
 
Depois de muitos telefonemas, a reportagem conseguiu um contato com Keliane Morais, Supervisora de Assistência Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Bayeux, que explicou a situação. Segundo a supervisora, o Estado não comunicou ao município de Bayeux sobre a campanha e que ficou sabendo pela imprensa. “Nós só ficamos sabendo que hoje ia acontecer essa campanha nacional pela televisão, o Estado não nos repassou nada e quando tem essas campanhas nacionais recebemos a autorização deles”, comentou Keliane que tranquilizou a população, que faz parte do grupo preferencial, assegurando que quem não conseguiu se vacinar neste sábado pode se dirigir na segunda-feira, 12, a todos os postos de saúde que estarão abertos.
 
No Rio do Meio, o posto de saúde não vem servindo a comunidade porque passa por reformas há várias semanas. Os moradores lamentaram a situação e denunciaram até falta de medicamentos.
 
Segundo a Secretaria de Saúde, em João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo e outros municípios os postos abriram e a vacinação aconteceu normalmente.
 
Resposta do Governo do Estado
 
O Diretor de Imunização do Governo do Estado, Valter Albuquerque, em entrevista ao portal Bayeux em Foco desmentiu a informação de que o Governo da Paraíba não informou aos municípios com antecedência sobre a campanha nacional de vacinação deste sábado.
 
“No dia 04 de março fizemos uma reunião com representantes de todos os municípios informando sobre a campanha nacional de vacinação e deixando a critério dos próprios municípios a decisão de realizar a campanha de acordo com a cobertura vacinal e condições técnicas e funcionais” explicou o diretor que lamentou a desinformação. “Nós não temos culpa se quem participou da reunião não repassou a informação” concluiu Albuquerque.
 
Ainda de acordo com Valter Albuquerque no dia 24 de abril vai acontecer outra Campanha Nacional de Vacinação, mas desta vez direcionada para os idosos e que já foi amplamente divulgada e comunicada aos municípios. Nesse período, todas as pessoas com mais de 60 anos serão imunizadas contra a gripe comum, como acontece todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, serão vacinadas também contra a gripe pandêmica. Assim, o idoso só precisará ir ao local de vacinação uma única vez.

 

 

Bayeux em Foco
 

TAGS

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.