Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Pontes e não muros

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Nossas reflexões inicias para 2019, exaltam a importância do dia 21 de Janeiro consagrado à conscientização e combate à intolerância religiosa no Brasil. O diálogo inter-religioso é o antídoto mais eficaz para se combater a intolerância, o fanatismo religioso e construir alternativas para a construção de pontes em favor da cultura da pacificação.      

A Doutrina Espírita tem como pilastras fundamentais, baseadas nas Leis Morais; a liberdade, a fraternidade e a solidariedade humana. Em nome desse ideal, a Federação Espírita Paraibana vem acolhendo a proposta do Encontro da Diversidade Religiosa e do respeito às demais religiões, crenças, credos e tradições. Algumas ações são realizadas em parceria com o grupo VIDELICT da Universidade Federal da Paraíba. Consideramos o acolhimento respeitoso a diversidade religiosa como um dever de casa, haja vista que nos Congressos Espíritas realizados pela FEPB, consta na programação, o diálogo inter-religioso com a presença de representantes de diversas denominações religiosas, para que a cultura do diálogo comece a partir das nossas próprias atividades internas e emanem em direção à sociedade. A proposta é portanto, criar pontes e não muros; pontes de diálogos onde possamos aprender uns com os outros e se possível também compartilhar o que entendemos sobre religião, o Cristo, a mensagem do Evangelho e dos demais princípios que nos unem.

Afirma o Padre jesuíta Teilhard de Chardin: “Tudo o que sobe, converge”, neste sentido podemos inferir que estamos em busca de convergências, mas respeitando as diferenças. Nessa perspectiva, devemos avançar recebendo com alegria e respeito a diversidade do pensamento religioso, buscando estabelecer confluências, diálogos e respeito aos direitos humanos.

O poeta e compositor pernambucano, Nando Cordel, na sua magnífica canção Paz pela Paz, enfatiza que a Paz do Mundo começa em nós, e alerta que chegou a hora da gente construir a paz, ninguém suporta mais o desamor. Então, vamos emanar amor e respeito a todos que sinceramente se dedicam ao desenvolvimento da sua espiritualidade em nome do Sagrado.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos