Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Polícia de Nova York identifica o responsável por atacar escritor Salman Rushdie

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A polícia de Nova York identificou o responsável por atacar o escritor Salman Rushdie. Ele se chama Hadi Matar, um homem de 24 anos de Fairview, em Nova Jersey. Segundo a polícia, a motivação do crime não foi ainda esclarecida. A informação foi dada em entrevista coletiva realizada em um prédio da polícia de Nova York, em Jamestown, onde o suspeito é mantido preso.

Segundo a polícia, o caso é acompanhado pelo FBI, que ajuda nas investigações. O escrito anglo-indiano continua em cirurgia, segundo as autoridades.

O escritor Salman Rushdie, alvo de um ataque durante uma conferência nesta sexta-feira em Nova York, recebeu múltiplas facadas, segundo a endrocrinologista americana Rita Landman, que subiu ao palco para oferecer ajuda após o indiano sofrer o atentado.

Um dos ferimentos do autor foi no lado direito do pescoço e uma poça de sangue estava embaixo de seu corpo. Relatos de outras testemunhas dizem que o escritor recebeu de 10 a 15 golpes. Ainda segundo ela, o escritor estava aparentemente vivo e não precisou receber reanimação cardiopulmonar.

— Pessoas estavam dizendo: ‘ele tem pulso, ele tem pulso’ — contou a médica ao jornal The New York Times.

Outra pessoa que estava no evento, Bill Visu, de 72 anos, disse que viu o homem atacar o escritor. Segundo ele, um grupo de pessoas correu ao palco e jogou o homem ao chão. Em seguida, a plateia deixou o local.

Ainda não há detalhes sobre o estado de saúde do escritor. A obra de Rushdie fez com que ele se tornasse alvo de ameças de morte no Irã desde a década de 1980.

Um repórter da agência Associated Press (AP) testemunhou o episódio de violência registrado por volta de 10h30 no horário local. Um homem invadiu o palco do anfiteatro do centro educacional Chautauqua Institution e começou a agredir Rushdie. O escritor caiu no chão e o homem foi contido.

O homem detido era branco, tinha o cabelo raspado e estava usando roupas camufladas por baixo de um casaco preto. Rushdie foi levado do local de helicóptero por socorristas. A pessoa que estava entrevistando o escritor sofreu um leve ferimento na cabeça.

— Houve apenas um agressor. Ele estava vestido de preto, uma roupa preta folgada, e correu na direção dele — disse ao Times Elisabeth Healey, 75, que estava na plateia.

O livro “Os Versos Satânicos” de Rushdie é proibido no Irã desde 1988. Muitos muçulmanos consideram a história uma blasfêmia. Um ano depois, o falecido líder do Irã, o aiatolá Ruhollah Khomeini, emitiu um edito, pedindo a morte de Rushdie. Uma recompensa de mais de US$ 3 milhões também foi oferecida para quem tirasse a vida dele. O escritor passou cerca de dez anos sob proteção policial e vivendo na clandestinidade. Ele mora nos EUA desde 2000.

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, disse em coletiva que Salman Rushdie está vivo e foi transportado para um hospital local. Ela também confirmou que o moderador do evento também foi atacado e levemente ferido.

 

 

O Globo Online

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-07-28-at-14.52.06-1

Ministério Publico arquiva denúncia de crime ambiental contra Engenho Triunfo

pbesportetotal

Entidades do esporte de alto rendimento assinam contratos do Paraíba Esporte Total

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas