Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Policia Civil alerta população para nova modalidade de fraude e que já fez várias vítimas em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Polícia Civil da Paraíba identificou nova modalidade de golpe que vem sendo praticado e causando prejuízos em João Pessoa. As queixas vêm sendo registradas pela Delegacia de Defraudações e Falsificações da Capital.

De acordo com o delegado Carlos Othon, a fraude envolve compra e venda de veículos usados e anunciados na internet.

“Estelionatários de outros estados, principalmente Mato Grosso do Sul e São Paulo, estão se passando por interessados em comprar veículos anunciados em João Pessoa” , afirmou.

O delegado explicou que a fraude acontece da seguinte forma: o cidadão divulga a venda de seu veículo em um site de anúncios na internet.

Ao ver o anúncio, o criminoso faz contato com o proprietário do carro e garante a compra do veículo. Porém, ele conta uma história fictícia e informa que pagará o valor combinado, mas o veículo será entregue a outra pessoa que irá ao local analisar o carro.

“Geralmente, o estelionatário conta que vai entregar o carro como pagamento de uma dívida que possui com alguém em João Pessoa . Ele ganha a confiança do proprietário e o consegue manter a farsa”, detalha o delegado.

Após conseguir a confiança da vítima, o estelionatario pede que ela retire o anúncio da internet, sob o pretexto que o veículo já está negociado.

“Nesse momento, entra a segunda fase do golpe. O estelionatário já fez cópia do anúncio e das imagens do veículo. Ele publica novamente o anúncio, colocando seu próprio número de contato e se passando por dono do carro “, destaca Carlos Othon.

Neste segundo anúncio feito, desta vez, fraudulento, o estelionatário divulga a venda do carro por um preço bem inferior ao praticado no mercado.

“Quando aparece algum interessado em comprar esse veículo, ele conta outra história fictícia e o encaminha ao local onde o veículo se encontra “, diz o delegado.

Nesse momento , tanto o real proprietário do carro, quanto o interessado na compra já estão enganados. “Eles são orientados pelo estelionatario a mentir um para o outro, para que não descubram o golpe em andamento”.

“Após aprovar o carro, o interessado na compra é convencido a depositar o dinheiro na conta bancária do estelionatário”, completa Othon.

Somente após alguns dias, é que o golpe é descoberto. “Tanto o dono do veículo quanto o interessado na compra agem de boa fé, mas são enganados por um criminoso que está em outro Estado”, afirma o delegado.

Esse tipo de fraude já vem sendo combatida pela Polícia Civil da Paraíba, que chegou a deflagrar neste ano a operação E-Golpe. Pessoas suspeitas de praticar esse tipo de fraude foram presas.

No entanto, o delegado observa que as prisões foram permitidas porque os criminosos estavam em João Pessoa.

“Agora, estamos percebendo que os estelionatários são de outros Estados, o que dificulta o nosso trabalho. Como o dinheiro é depositado em contas bancárias de outros Estados, a investigação é iniciada na Paraíba, mas encaminhada para o local onde foi concluída a fraude”, declarou.

Apesar da dificuldade, a Polícia Civil está investigando a ação desse tipo de crime em João Pessoa. Mas reforça que a população adote cuidados na hora de fechar negócios por meio da internet.

Desconfiar sempre de valores muito baixos aos praticados no mercado e se certificar que está negociando com o legítimo dono do veículo ou seu representante legal são algumas recomendações policiais.

Em caso de dúvida ou suspeita de que está lidando com um criminoso, a polícia recomenda procurar a equipe da DDF/JP, na Central de Polícia, no bairro do Geisel.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB