Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

PMJP tem índice de 83,15% de aprovação em matérias enviadas à Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O índice de aprovação de matérias enviadas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) à Câmara Municipal chegou a 83,15% no ano de 2011. Das 89 matérias enviadas a Câmara – garantindo mais democratização dos serviços públicos, mais qualidade de vida para os pessoenses e a valorização dos servidores públicos – 84 foram apreciadas e cinco devem entrar na pauta de votação agora em 2012.

 
Das 84 matérias votadas, 74 foram aprovadas, entre elas a aprovação da criação das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Guarda Civil Municipal e a lei que transformou a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) em Superintendência Executiva da Mobilidade Urbana (Semob).
 
No ano passado, o Poder Executivo Municipal encaminhou para apreciação e votação do Poder Legislativo 89 matérias legislativas, sendo 46 projetos de lei ordinária, quatro projetos de lei complementar, duas medidas provisórias, 36 vetos totais e um veto parcial. (Veja gráfico abaixo)
 
O secretário de Gestão Governamental e Articulação Política da PMJP, Carlos Dunga Júnior, reafirmou a existência de respeito mútuo entre a Prefeitura e os vereadores, o que resultou na aprovação de diversos projetos em prol da população pessoense e da cidade. “É fundamental essa parceria, pois quem sai ganhando é a população”, afirmou.
        
Zeis – Entre os projetos aprovados estava a criação e expansão de Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) em João Pessoa, que se tornaram um importante instrumento urbanístico para as cidades brasileiras. A criação e a expansão dessas áreas significam, para a população das comunidades beneficiadas, melhoria nas condições de vida com a construção de unidades habitacionais, recuperação de imóveis degradados, regularização fundiária e urbanização integrada.
        
Na opinião do prefeito Luciano Agra, é fato que a questão habitacional interfere acentuadamente no processo de urbanização e desenvolvimento social e na organização do espaço da cidade. “É dever do poder público assegurar a moradia apropriada, em especial, mediante programas voltados para a habitação de interesse social, que incluam o subsídio para as famílias de baixa renda”, ressaltou.
        
Mobilidade Urbana – Outro projeto aprovado foi o que transformou a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) em Superintendência Executiva da Mobilidade Urbana (Semob). Com a nova estrutura, o órgão passa a ter como princípio fundamental a modernização e otimização do conceito de mobilidade urbana sustentável dentro do município de João Pessoa.
 
A iniciativa visa buscar a reunião de políticas de transporte e de circulação, integrada com a política de desenvolvimento urbano, com a finalidade de proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, priorizando os modos de transporte coletivo e os não-motorizados, de forma segura, socialmente inclusa e sustentável.
        
PCCR – Com o apoio dos vereadores de João Pessoa, a Prefeitura também conseguiu aprovação na Câmara Municipal dos projetos que instituíram os Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Guarda Civil Municipal e da Semob, o que permite, além de melhorias nos salários e da evolução funcional dos servidores dentro do serviço, a realização de concursos públicos nessas áreas.
 
“2011 foi produtivo para o Poder Executivo, para a Câmara, a população e a cidade. Também acredito que agora, em 2012, haverá um bom relacionamento entre a Câmara e a Prefeitura”, concluiu o secretário Dunga Júnior.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio