Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

PMJP inicia transferência de famílias atingidas pelas chuvas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) começou a transferência de famílias da comunidade Riachinho, no bairro Treze de Maio. Na manhã desta sexta-feira (21), seis famílias foram relocadas para a Escola Estadual Maria Quitéria e a expectativa é que este número aumente.

Segundo o secretário adjunto da Sedes, Antônio Jácome, o plano de assistência emergencial às famílias continua, devido a previsão do maior volume de chuvas para os próximos dias. Além disso, o trabalho de desobstrução do Rio Riachinho ainda está em andamento e permanece o risco de novos alagamentos. O mapeamento da Defesa Civil revelou que a situação mais crítica foi encontrada em 63 residências, que ficam em áreas próximas à barreira de terra ou que foram alagadas. Mas a maior parte das famílias ainda insiste em permanecer no local.

Para aqueles que decidiram aceitar a assistência oferecida pela Sedes, o clima é de tranquilidade. É o caso da dona de casa, Eliane de Oliveira, que dividia uma casa de taipa com outras seis pessoas, entre elas, três crianças. Apesar de ter visto a água levar os poucos móveis que tinha, a dona de casa disse se sentir mais segura. "A minha vida e dos meus filhos e netos, que é o importante, eu não perdi. E aqui neste abrigo, podemos dormir mais tranquilos sem medo da chuva", considerou.

O autônomo Erivaldo Martins viu a casa ser invadida pela chuva, que chegou a atingir dois metros. Ao lado da mulher e da filha, ele elogiou a iniciativa da PMJP. "Apesar da tristeza de ter que sair do lugar onde eu morava, estamos tendo bastante apoio de toda equipe. Além de um teto, estamos recebendo café da manhã, almoço, leite e pão para as crianças", finalizou.

Cadastramento – Ainda de acordo com o secretário Antônio Jácome, o trabalho da Sedes em parceria com a Defesa Civil continua sendo o de cadastramento e diagnóstico das residências. As informações coletadas farão parte de um relatório individual de cada família. "Com base nesses dados, faremos os encaminhamentos aos devidos programas sociais como, por exemplo, o auxílio moradia, no caso das famílias que não poderão voltar para as antigas residências. É importante ressaltar que essas pessoas terão prioridade na concessão de casas populares dentro do programa de habitação popular da PMJP", destacou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

PF Operação imagem falsa

PF cumpre mandados em João Pessoa e Campina Grande contra abuso sexual infantil na internet

TRE-PB, Cenatal

Justiça Eleitoral da Paraíba amplia horário de atendimento aos eleitores

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Lula nomeia Roberto D’Horn como juiz titular do TRE-PB

Ônibus com torcedores do Souza atacado

Operação prende torcedores do Treze por ataque a ônibus da torcida do Sousa

Delegacia de Homicídio de Palmas

Militar que atirou e matou PM paraibano em briga de bar foi aprovado no último concurso

Protesto de alunos e professores do colégio de aplicação da UFPB 3

Comunidade escolar do Colégio de Aplicação da UFPB realiza protesto na Reitoria

Polícia Civil, homicídios 1

Preso em Campina investigado por matar ‘amigo’ por dívida de R$ 40,00

Eltas Max Barbosa, policial morto em Palmas

Morre em Palmas policial paraibano baleado por outro PM dentro de bar

sergiolive

Queiroz prolonga mistério sobre postura do NOVO, mas elogia Bolsonaro: “Fui muito honrado”

autozelia (1)

“Auto de Ariano: o Realista Esperançoso” abre em grande estilo no Luzzco com sessões especiais