Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

PMJP abre Semana Municipal da Transparência com debate do superintendente da CGU

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Começou nesta terça-feira (13) a II Semana Municipal da Transparência Pública e combate à Corrupção, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM) e Secretaria Municipal da Transparência (Setransp). Até a próxima sexta-feira (16) representantes de várias instituições vão proferir palestras e debates a respeito da temática abordada no evento.

A abertura da II Semana Municipal da Transparência aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, e contou com a presença do vice-prefeito da Capital, Manoel Junior; superintendente da Controladoria-Geral da União na Paraíba (CGU), Gabriel Wright; controlador-geral da PMJP, Severino Queiroz; procurador-geral do Município, Adelmar Régis; além do secretário da Transparência Municipal, Ubiratan Pereira; ouvidor-geral do Município, Benilton Lucena, e demais secretários da gestão.

“O dever que nós temos em cuidar das coisas dos outros tem que ser bem mais intenso do que aquilo que fazemos para nós mesmos. Temos a responsabilidade de prestar contas à sociedade. Então, essa semana de atividades precisa ser disseminada não só para os nossos colegas de trabalho, servidores, mas também para as escolas e a população de maneira geral. É um exercício de cidadania para que João Pessoa continue sendo uma das cidades mais transparentes do País, como atestam os órgãos”, destacou Manoel Junior.

Por sua vez, o controlador-geral do Município, Severino Queiroz, frisou a importância da realização deste evento para a partilha de experiências, a partir das ferramentas de transparência adotadas pela PMJP, e frisou a diversidade de atividades que acontecerão durante a semana, que inclui ainda ações para crianças e jovens.

“João Pessoa sai mais uma vez na frente nesse aspecto de disseminar cada vez mais essas ações de transparência e nesse evento pretendemos reunir não só os servidores, mas estudantes, jovens, representantes dos controles internos dos municípios. Teremos ainda outros eventos importantes como atividades para o público infanto-juvenil, ouvidoria”, reforçou Queiroz.

Combate à corrupção – A palestra do primeiro dia da II Semana Municipal da Transparência foi ministrada pelo superintendente da CGU na Paraíba, Guilherme Wright. Com o tema “O Papel dos Municípios na Consolidação da Transparência, Governança e Combate à Corrupção”, ele lembrou que é fundamental que cada cidadão combata o problema da corrupção e que os municípios têm a função fundamental em desenvolver ações para isso.

“Os municípios são os que estão mais próximos da população e lidam diretamente com ações de setores basilares como a educação básica, saúde, obras de infraestrutura. Então, é um desafio muito grande criar mecanismos para o trabalho das questões de transparência pública”, acrescentou o representante da CGU.

Ainda durante o evento, o secretário da Transparência da PMJP, Ubiratan Pereira, lembrou que a pasta acompanha de perto as demandas vindas da população e monitora o retorno das respostas, com relação aos prazos e qualidade no atendimento. “Em relação aos anos anteriores, em 2017 nós já conseguimos otimizar bastante o tempo/resposta das nossas demandas, observando sempre a qualidade do atendimento e da informação que é repassada, pelas secretarias e órgãos da gestão, para quem solicita. Esse evento é uma oportunidade para mostrar esses resultados e também o exemplo das nossas ações”, destacou o secretário.

Programação – As atividades da II Semana Municipal da Transparência da PMJP continuam nesta quarta-feira (14). Pela manhã, será realizada uma palestra voltada exclusivamente para alunos do 9º ano da rede municipal de ensino, pertencentes ao Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA). A atividade será na Estação Cabo Branco, no Altiplano. Já a partir das 19h, será realizada uma palestra na Universidade Federal da Paraíba, com o tema “Transparência Pública e Compliance sob a Õtica da Governança”.

A programação completa está disponível no link:  http://midi.as/programacaosemanatransp

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional