PM condecora governador José Maranhão

O governador José Maranhão e o jornalista Idácio Souto, assessor do Governo do Estado, foram agraciados com a Medalha por Serviços Distintos da Polícia Militar, entregues na manhã desta sexta-feira, 24, em solenidade realizada na Praça do Povo do Espaço Cultural, durante as festividades alusivas ao Dia do Patrono das Polícias Militares do Brasil, José Joaquim da Silva Xavier – Tiradentes. Na ocasião, o governador colocou as insígnias nos 12 oficiais recém promovidos.

Após passar em revista as tropas e hasteado o Pavilhão Nacional, o governador entregou a espada simbolizando o comando máximo da Polícia Militar ao coronel Marcos Antonio Jácome de Carvalho. As medalhas que foram entregues são em reconhecimento e agradecimento pelas ações que o governador José Maranhão e o jornalista Idácio Souto realizaram em favor da corporação.

Destacando a participação destes oficiais no bom desempenho da Policia Militar, o governador Maranhão agradeceu pela medalha com que foi agraciado pela PM, enfatizou que tem grande apreço pela corporação e conclamou a todos a continuar desempenhando suas funções com o mesmo empenho e dedicação como sempre atuaram. Ressaltou, no entanto, a necessidade de oferecer uma nova frota para que os policiais possam melhor atender a demanda de solicitação feita pela sociedade.

Promoções – Sobre a promoção ao posto de coronel conquistado por uma mulher na Polícia Militar, o governador disse que se trata de uma homenagem às mulheres paraibanas, que têm assumido cargo no seu governo. “Estão sendo criadas possibilidades para que as mulheres exerçam cargos na administração pública estadual”, ressaltou. A coronel Christiane Wild Cavalcante administra o Hospital General Edson Ramalho.

Foram promovidos os seguintes oficiais: Ao posto de coronel foram promovidos Christiane Wild Cavalcante Viana e Fernando Monteiro de Oliveira; a tenente-coronel, Jarlon Cabral Fagundes (atual chefe do Gabinete Militar do Governador), José Antônio Alves de Sousa e Hélio de Araújo Firmino, todos pelo critério de merecimento. Também ao posto de tenente-coronel, foi promovido, pelo critério de antiguidade, João Erivaldo de Pontes.

Ainda por merecimento, foi promovido ao posto de major, Enéas da Cunha Rolim Neto. Pelo critério de antiguidade, também foram promovidos a major, Janderlan do Nascimento Gomes e José Pacífico Pereira da Silva Filho. Ao posto de capitão, foram promovidos Tereza Neuma de Souza Araújo, Kelton da Silva Pontes, Edgard Barbosa de Souza e Flávio José de Souza.

 O comandante da Polícia Militar, coronel Marco Antonio Jácome de Carvalho, explicou que as homenagens e as comemorações em homenagem ao Patrono das Policias Militares do País deveriam ter sido realizadas na terça-feira, dia 22, mas como estava prevista a entrega das medalhas ao governador José Maranhão e ele havia assumido  outros compromissos, as comemorações foram transferidas para esta sexta-feira.

Prioridades – Sobre a situação atual em que se encontra a Policia Militar, o coronel Carvalho apontou algumas prioridades, que são a ampliação do quadro de oficiais e praças, além da renovação da frota de veículos. O coronel Carvalho lembrou que os registros apontam uma redução nos índices de violência. Ele disse que a estrutura de segurança está contando com policiais motivados e bem distribuídos entre os pontos mais críticos da cidade.

Ele falou ainda sobre o maior desafio enfrentado atualmente pela Polícia. “Precisamos de mais efetivo, de viaturas novas e melhor equipadas. Agora, precisamos de uma maior participação, em forma de parceria, com o governo federal e gestores dos municípios porque sozinho o Estado não vai conseguir vencer esse desafio contra a violência”, enfatizou o coronel Carvalho.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.