Picolé de Manga inicia ano letivo com música, teatro e dança

A ONG Picolé de Manga iniciou, hoje (07), as aulas do ano letivo da entidade com muita alegria, dança e apresentações culturais. A primeira atividade, nos turnos da manhã e tarde, foi a encenação, pelo Grupo Bagunça do Teatro, de uma peça que fala do Carnaval Tradição, mostrando a origem do frevo, maracatu e outros ritmos tradicionais dos carnavais de outrora. A plateia de crianças com idades até seis anos dançou ao som das marchinhas.

Cem crianças estão matriculadas em turmas da educação infantil e ensino fundamental I e iniciaram hoje as aulas para um período de 200 dias letivos. A preparação para as aulas teve início em janeiro, com reuniões diárias para programação anual das atividades da ONG e treinamento para os professores.

Os professores são periodicamente treinados dentro da teoria do sociointeracionismo, que privilegia a interação como processo principal na construção do conhecimento. “As aulas começam hoje, mas a intensa preparação para início do ano letivo começou mês passado com a elaboração da programação e o treinamento dos professores, que são treinados de forma a atuarem como mediadores, possibilitando que o aluno construa o seu próprio conhecimento. Isso é o que há de mais moderno na Educação e, por isso, acreditamos estar encaminhando nossos alunos em um caminho acertado na construção da cidadania”, Romeika Cartaxo, psicóloga e coordenadora da ONG.

A ONG Picolé de Manga nasceu há seis anos a partir das atividades do bloco carnavalesco Picolé de Manga que, em 2011, completa 18 anos de fundação. Já atendeu centenas de crianças que tiveram sua formação inicial na entidade. No entanto, a entidade oferece, ainda, cursos de capacitação profissional.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.