Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

PF cumpre mandados contra 4 acusados de dar golpe no INSS

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Força-Tarefa Previdenciária no estado da Paraíba, composta pelo Ministério da Previdência Social, Departamento de Polícia Federal (DPF) e Ministério Público Federal (MPF), desencadeou na manhã de hoje a Operação Cartão Mágico, cujo objetivo é reprimir o crime organizado que age contra a previdência social no município de Campina Grande, inclusive com a participação de um servidor do INSS.

A operação conta com a participação de seis servidores da Previdência Social e 46 policiais federais, que cumpriram 11 mandados judiciais, sendo quatro mandados de prisão preventiva e outros sete de busca e apreensão. Entre os presos, há um servidor do INSS no município de Campina Grande, além da esposa, um irmão e uma cunhada.

As prisões e buscas foram realizadas nas cidades de Campina Grande, João Pessoa e Maceió. Foram cumpridos mandados em residências e na agência Floriano Peixoto da previdência social em Campina Grande.

O Ministério Público Federal impetrou ação judicial visando o seqüestro imediato dos bens dos investigados, que estavam sendo monitorados desde junho de 2009. O prejuízo aos cofres da União foi estimado em R$ 4,5 milhões, conforme análise, por amostragem, de 82 benefícios concedidos entre 2001 e 2008. 

Durante todo o dia os presos serão ouvidos pelos delegados da Polícia Federal, devendo o material apreendido ser analisado pela Força Tarefa Previdenciária.

A operação deflagrada hoje de manhã já é a 43ª ação da Força Tarefa Previdenciária no país este ano. Ao todo, já  foram cumpridos 376 mandados de busca e apreensão e 249 mandados de prisão.

Cartão mágico – O nome “Operação Cartão Mágico” foi adotado porque o grupo, com auxílio de servidor, ter inserido dados falsos nos sistemas da previdência social que resultaram na concessão de vários benefícios indevidos.  De posse dos cartões, os membros do grupo conseguiram multiplicar seus patrimônios, adquirindo vários imóveis nas cidade de Campina Grande e João Pessoa. O grupo comandado pelo servidor do INSS que foi preso utilizou CPFs e NITs de pessoas residentes na Paraíba e em outros estados, a exemplo do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia e Rio de Janeiro, sem o conhecimento dela e realizou pequenas alterações nos nomes dos titulares dos documentos para inserir dados falsos nos sistemas da previdência social que resultaram na concessão indevida de benefícios para cidadãos que na realidade não existem.

Os suspeitos serão indiciadas pelas práticas dos crimes de estelionato qualificado (art. 171), formação de quadrilha (art. 288), inserção de dados falsos em sistema de informática (art. 313-A) do CFB, com previsão de penas de reclusão.

A Polícia Federal e os representantes do INSS vão conceder uma entrevista coletiva às 10h de hoje na Delegacia de Polícia Federal de Campina Grande, na Rua Severino Bezerra Cabral, nº 333.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais