Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Pesquisa mostra que jogos digitais elevam aprendizado de matemática nas escolas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Uma pesquisa realizada com quase 60 mil alunos brasileiros mostra que os jogos digitais elevam o nível de aprendizado e de interesse pela matemática nas escolas brasileiras. É o que afirmaram 91% dos estudantes entrevistados pela empresa israelense Matific, especializada em gamificação para o ensino matemático.

Segundo os próprios alunos, o sistema de jogos virtuais retiram da matemática o rótulo de “vilã” e a transformam na “queridinha” nas atividades escolares. De acordo com a pesquisa, que ouviu alunos da rede pública e do sistema privado de ensino, de 5 a 12 anos, além de 2 mil professores, do ensino fundamental até o sexto ano, 83% dos estudantes afirmaram que passaram a “amar” a disciplina com a plataforma de gamificação. Fato também comprovado pelas respostas de 99,5% dos docentes, que disseram que os alunos agora têm mais interesse graças à ferramenta.

A plataforma da Matific é utilizada atualmente por 450 escolas no Brasil, com cerca de 100 mil alunos da rede pública e privada. O sistema possui 1,6 mil jogos pedagógicos alinhados ao currículo escolar de cada região do País e cerca de 600 planos de aula, além de relatórios de desempenho dos alunos de forma automática e em tempo real. O programa é online e tem atualizações a cada seis semanas, com acréscimo de jogos e outras funcionalidades. No mundo, atende cerca de 2,5 milhões de crianças, de 40 países.

Para a psicopedagoga Ana Paula Carmagnani, consultora da Matific Brasil, é preciso mudar a maneira de ensinar matemática. “O mundo evoluiu, ensinar matemática de forma rígida, baseado em decorar e memorizar, além de não funcionar, assusta. Os alunos precisam entender de forma prática como a matemática afeta a nossa vida no dia a dia e nada melhor do que jogos educacionais para demonstrar isso”, comenta.

Confira os principais tópicos da pesquisa:

Entrevista com alunos (57. 323 respostas)

– 91% dos alunos disseram que aprenderam mais matemática ao jogar Matific;

– 97% dos estudantes querem continuar jogando;

– 83% dos alunos disseram que agora amam ou gostam de matemática depois de jogar apenas 1 semana;

– 78% dos estudantes disseram que realmente gostariam de fazer lição de casa se fosse Matific.

Entrevista com professores (1.817 respostas)

– 99,5% dos professores disseram que há alunos de sua classe que agora amam matemática graças ao Matific;

– Matific cortou pela metade o número de alunos ansiosos  em salas de aula de matemática;

– 87% dos professores disseram que depois de 1 semana de Matific sua turma agora está menos preocupada com a Matemática;

– 99% dos professores disseram que recomendariam o Matific.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente

Caixa econômica 22

Bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio