Pesquisa mostra que distância entre Dilma e Serra diminuiu

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff – principal nome do PT para concorrer nas eleições para a sucessão do presidente Lula –, subiu nas pesquisas de opinião. Levantamento divulgado hoje (31) pelo Datafolha revela que a distância entre a ministra e o governador de São Paulo, José Serra, pré-candidato do PSDB, diminuiu.

Segundo dados da pesquisa, feita sob encomenda do jornal Folha de S. Paulo, a diferença entre o possível candidato tucano e a pré-candidata petista caiu de 30 para 22 pontos percentuais. No quadro, Dilma aparece com 16% das intenções de voto, enquanto Serra tem 38%.

A diminuição na diferença percentual é considerável. Na última pesquisa divulgada pelo instituto, Dilma aparecia com apenas 3% das intenções e Serra permanecia com os 38%.

Popularidade

Na avaliação do presidente do Datafolha, Mauro Paulino, Dilma vai crescendo nas pesquisas à medida que o eleitor vai se familiarizando com o nome da ministra. Segundo o instituto, em março, 53% dos entrevistados sabiam quem era Dilma e agora esse percentual subiu para 65%.

Desde o início do ano, a ministra Dilma tem acompanhado o presidente Lula em diversos eventos oficiais. A intenção é se tornar mais conhecida para o eleitorado. Na noite de ontem (30), Dilma aproveitou um evento não-oficial para ganhar mais popularidade. A ministra participou da abertura da festa de São João em Caruaru (PE), a mais tradicional festa junina da região.

Cenários

No cenário com Serra, as simulações mostram que Dilma cresce nas pesquisas, mas ainda fica empatada tecnicamente com o deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Nessa primeira conjuntura de candidatos, o parlamentar cearense oscila de 16% para 15%.

Em um cenário sem Serra e com Ciro, Dilma melhora os percentuais, mas permanece ainda como a segunda opção do eleitorado. A pré-candidata petista fica com 19% das intenções de votos, enquanto Ciro permanece com 24%. Em relação ao levantamento anterior, nessa simulação, a ministra subiu nas pesquisas e Ciro manteve o mesmo percentual.

Em outro cenário, sendo o candidato do PSDB o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, o deputado Ciro segue na liderança das pesquisas, seguido de Dilma (19%). Aécio aparece empatado tecnicamente com a presidente do Psol Heloísa Helena (15%).

O levantamento do Datafolha, realizado entre 26 e 28 deste mês, foi feito a partir de 5.129 entrevistas em 203 municípios de 25 estados. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Congressoemfoco

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.