Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Pesquisa da UEPB apresenta alternativa para tratamento de câncer

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Ulster University (Irlanda do Norte), tem avançado nos estudos sobre tecnologia farmacêutica no que diz respeito ao combate do câncer de mama. Após um ano e meio de trabalho, um grupo de 10 pesquisadores, incluindo um professor e uma aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêutica (PPGFC) da UEPB, conseguiu publicar um artigo, no final do mês de novembro, na Revista Materials Science and Engineering C, que tem fator de impacto 4,959, o que equivale a classificação A1 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Intitulado “Carreadores lipídicos nanoestruturados contendo ftalocianina funcionalizados com ácido fólico para terapia fotodinâmica”, o estudo tem como objetivo o uso de nanopartículas lipídicas associado a terapia fotodinâmica como tratamento direcionado, baseado no uso da luz para ativar um fotossensibilizador que interage com oxigênio molecular e outros substratos bioquímicos, gerando níveis citotóxicos de espécies reativas de oxigênio. Esse tipo de tratamento tem como efeito farmacológico conseguir minimizar os danos do tratamento cancerígeno, já que o recurso terapêutico usual acaba também atingindo células não-cancerígenas, o que provoca várias reações colaterais nos pacientes.

Segundo explicou o professor do PPGFC da UEPB, João Augusto Oshiro Júnior, essa pesquisa tem um forte impacto de inovação por desenvolver suas aplicações em áreas estratégicas, como Farmácia, Química, Engenharia de Materiais e Biologia. Ele também explicou que a terapia fotodinâmica foi aprovada para uma série de indicações clínicas, como câncer de pulmão, esôfago, endobrônquico e de células de Barret, e que os estudos para o tratamento do câncer de mama apresentou, em vários estudos, resultados promissores para controlar a taxa de recorrência.

Professor João Oshiro, da UEPB

“Diferentemente das terapias convencionais para câncer, a fotodinâmica é uma modalidade de terapia minimamente invasiva, com efeitos colaterais mínimos, e isso pode ser repetido sem toxicidade limitante da dose ou resistência induzível, resultando em pouca ou nenhuma cicatriz. Geralmente, ela pode ser administrada em regime ambulatorial e não é contraindicada em outras modalidades de terapia. Conseguimos desenvolver nanopartículas seletivas para as células cancerígenas, evitando atingir as células sadias”, explica professor João Oshiro.

A aluna do Mestrado em Ciências Farmacêuticas, Karen Loraine Macena Santos, também participa do estudo que apresenta uma alternativa para as indústrias que querem investir na pesquisa, uma vez que a colaboração de empresas financiadoras é fundamental para que a pesquisa seja aprofundada para reforçar a luta contra um dos principais problemas da Saúde no Brasil, que é o câncer de mama. “Esse tipo de câncer é um dos que mais mata no país. Com essa pesquisa, nós esperamos a colaboração da indústria farmacêutica para avançarmos nas pesquisas em animais e depois na parte clínica. Como os recursos não são muitos, as agências de fomento são importantes setores para termos condições de chegar mais longe”, afirma João Oshiro.

Para conhecer a pesquisa e conferir os dados de experimentos feitos em culturas de células tumorais, basta acessar o link do artigo publicado na Revista Materials Science and Engineering C, clicando AQUI.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Ditadura nunca mais

João Pessoa terá ‘Caminhada do Silêncio’ na 2ª feira em memória das vítimas da ditadura

Lula, Gervásio e Macron

Integrante da comitiva e recepção a Macron, Gervásio comemora acordos entre Brasil e França

João Pessoa, turismo, foto site do governo da pb

Paraíba atinge média de 88% de ocupação hoteleira no feriadão

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia