Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Pescadores denunciam abandono do Terminal Pesqueiro de Cabedelo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Pescadores denunciaram na noite desta quinta-feira (11), durante sessão especial na Câmara Municipal de Cabedelo, abandono do Terminal Pesqueiro de Cabedelo. A Sessão Especial contou com a participação de 8 vereadores da casa. Em fotos registradas em visita ao Terminal Pesqueiro Público de Cabedelo realizada pela vereadora Geusa Ribeiro, presidente da Câmara, e sua equipe pela manhã da quinta foi possível mostrar aos participantes da sessão o estado crítico que o local se encontra e a importância de uma sessão para debater com a população ações a serem realizadas para buscar melhoria para o local.

Foram convidados para a Sessão Especial o representante da Secretaria de Administração Pública da Paraíba (SEAP-PB), IBAMA, colônias do litoral, secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Secretaria Municipal de Cabedelo de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura, Capitania dos Portos da Paraíba, Federação dos Pescadores e Aquicultores da Paraíba, superintendência da Polícia Federal, Câmara Municipal de João Pessoa, Sindicato dos Pescadores Profissionais, Artesanais e Similares, na Indústria de Pesca, no Estado da Paraíba (Sindipesca PB), representantes da Cooperativa dos Armadores de Pesca no Estado da Paraíba e representantes da Cooperativa de Pesca do Estado da Paraíba, mas a maioria não foi ao Plenário Luiz de Góes.

Os vereadores Geusa Ribeiro, Divino Felizardo, Fabiana Régis, Hérlon Cabral, Jonas Pequeno, Graça Rezende e Maria do Socorro participaram da sessão e garantiram empenho para buscar melhorias.

Também estiveram presentes na Sessão Especial Samuel Cunha Monteiro – presidente do Sindicato dos Pescadores, Janailson Nascimento – representante da Capitania dos Portos, Inocêncio Avelino – técnico em pesca da Prefeitura Municipal de Cabedelo, Geraldo da Silva Sousa – morador do município, Irenaldo Albuquerque – Cooperativa de Pesca e Tiago Costa – Sindicato dos Estivadores de Cabedelo.

Inocêncio, técnico da Prefeitura de Cabedelo, durante o uso da fala alertou para a falta de investimento no ramo pesqueiro e lembrou que por ano o Instituto Federal da Paraíba de Cabedelo forma pelo menos 20 profissionais técnicos, mas não há mercado de trabalho para estas pessoas e foi enfático ao dizer “se o Terminal Pesqueiro funcionasse haveria emprego e renda para todos. O terminal fechado é dinheiro do povo jogado fora”.

A vereadora Geusa Ribeiro finalizou a sessão garantindo a criação do Fórum da Pesca e o envio de um documento que será elaborado pela casa com a colaboração dos pescadores do município para ser enviado ao Ministério da Pesca e Aquicultura do Governo Federal.  “Esse é um passo inicial para que a gente possa avançar e proporcionar a volta do crescimento da nossa pesca” – Geusa Ribeiro.

Comissão Especial da Pesca

Uma Comissão Especial presidida pelo vereador Hérlon Cabral (PRP) foi criada na Câmara esta semana e vai convocar entidades para discutir os problemas enfrentados pelos pescadores da cidade e buscar melhorias para o crescimento do setor pesqueiro em Cabedelo.

Sessão ordinária

Durante a sessão ordinária o vereador Valdir Tartaruga, secretário da mesa, leu o pedido de abertura de investigação feito pelo suplente de vereador André Lima (PDT), que pede cassação da vereadora Fabiana Régis (PDT) na Câmara de Cabedelo. Após a leitura do processo, a vereadora usou a tribuna para se defender. “Gostaria muito de dizer que este processo foi uma surpresa, mas não estou surpresa. É um processo que se arrasta ha muitos meses na mão de Dr. André o qual é meu suplente. Quero deixar bem claro para esta Câmara, esta casa, para a população de Cabedelo, que nunca fui citada na Xeque Mate, nunca fui citada na delação do ex-vereador Lucas Santino”, declarou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio

Casa da Pólvora

Funjope apresenta projetos de ocupação da Casa da Pólvora com dança e literatura